Pessoas negativas

Existem certos tipos de pessoas que parecem viver com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Para elas, nada está bom e tudo sempre vai piorar. São o que podemos chamar de pessoas altamente negativas, que nunca acham que as coisas podem melhorar e vivem a reclamar de tudo. Viver com elas é um verdadeiro suplício, pois, mesmo quando falamos de coisas boas, elas insistem em falar sobre o que é negativo.

Essas pessoas são pessimistas, desagradáveis e temos mesmo a impressão de que amam se lamuriar. Falemos de algo bom como um fim de semana na praia ou uma tarde despreocupada e elas logo virão com assuntos chatos como doenças, dívidas, desemprego ou o preço mais alto da gasolina, por exemplo. E muitas dessas pessoas negativas, quando adoecem, não deixam ninguém em paz. É como se todo mundo tivesse a obrigação de estar à disposição delas para aguentar seus queixumes.

Tempos bons e ruins vão e vêm, mas as pessoas negativas agem da seguinte forma: quando os tempos estão bons, elas dizem que logo virão tempos ruins e, quando os tempos estão ruins, elas falam que tudo vai piorar. Em suma, elas nunca ficam contentes com nada. E elas não podem ver ninguém rindo ou cantando que logo destroem tudo com sua negatividade, causando mal-estar e embaraço com suas presenças. A verdade é que elas são insuportáveis. Pessoa alguma as quer por perto porque elas pintam tudo de negro com comentários desagradáveis, brincadeiras sem graça e todas as palavras enjoadas do seu vocabulário.

Viver com essas pessoas negativas pode efetivamente nos adoecer, porque elas nos contaminam com seu pessimismo. Ou a gente cria uma defesa psíquica ou acabamos nos tornando tão chatos e insuportáveis quanto elas. Muitas vezes, a melhor – quando não única – defesa é nos afastarmos para não sermos contaminados com suas previsões sinistras, reclamações e lamentos que parecem nunca ter fim.