As circunstâncias não definem quem você é. (Reflexões de um devocional I)

Nos livros de Samuel I e II, vemos a história de Davi. Ainda menino, ele foi ungido rei de Israel, aquilo que ele estava sendo demarcado ali. Entretanto, ele precisou passar por inúmeros processos para até, finalmente, chegar ao trono. Seu primeiro grande feito foi derrotar Golias e a vencer inúmeras batalhas em nome do rei Saul. As mesmas vitórias despertaram a inveja de Saul que passou a persegui-lo.

Davi viveu no deserto, se escondeu em cavernas, teve que se fingir de louco para não ser morto e até mesmo trabalhar para o exército inimigo de Israel, como forma de ter proteção. Essas circunstâncias não mudavam o fato de Deus tê-lo escolhido como rei, pelo contrário, elas o ajudaram a se fortalecer, a criar força e casca suficiente pra assumir o que Deus queria para ele.

Assim como Davi, muitos de nós passamos por circunstâncias dificílimas, e por processos que muitas vezes não sabemos o porquê de estarmos passando. Pode ser o desemprego, a solidão, a falta de um rumo ou até perseguições como o jovem rei, entretanto, as fases difíceis não podem definir quem somos. O fato de fracassarmos não nos faz fracassados, ou fato de perdemos não nos faz derrotados, temos que lembrar que muitas vezes os processos que nos moldam e que somos “ser” e não apenas ter ou fazer”.

Jesus deixa bem claro: “no mundo terei aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (João 16:33). É impossível não passarmos por dificuldades, o mais importante é sabermos que temos refúgio em Deus, e que as promessas que um dia foram feitar por ele, sempre se cumprem (Números 23;19).

Renan Souza

RS Schindler (Renan Souza)
Enviado por RS Schindler (Renan Souza) em 18/10/2021
Código do texto: T7366253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.