Se um fato desagradável acontece, é possível não ficar chateado?

Se um fato desagradável acontece, é possível não ficar chateado?

Bem.

Primeiro o fato acontece.

Depois seu pensamento define o fato como desagradável.

Só então vem a chateação.

As emoções são reações aos nossos pensamentos, ou seja, reações a nossas crenças, preconceitos, convicções, suposições, expectativas, desejos.

Portanto, as emoções sublimes ou negativas dependem de nossos pensamentos e não de fatos.

Não somos produtos dos fatos.

"o que nos perturba não são os fatos, mas nossas opiniões sobre os fatos" - Epicteto

Nossa felicidade não depende das circunstancias. A felicidade está dentro daquelas coisas que dependem de nós.

Nosso estado de animo depende de nossos pensamentos.

Assim, um louco que vê tudo que acontece como algo mentalmente agradável é um louco feliz.

É possível educar os pensamentos para que encarem as adversidades e outras coisas desagradáveis como algo esperado, algo que a providência quer e que por isso pode ser aproveitável como lição e aprendizado.

Uma pessoa treinada, que configurou seu cerebro com convicções divinas, ainda que questionáveis, pode ver os coisas com outros olhos, mantendo-se conectado a emoções sublimes.

" a árvore que o Sábio vê não é a mesma que a árvore que o tolo vê"

Respondendo a pergunta:

Se um fato desagradável acontece, é possível não ficar chateado?

Sim, desde que tiremos, por meio do pensamento controlado, o adjetivo "desagradável" do lado dos fatos.

Se formos capaz de olhar para o fato sem fazer julgamento, simplesmente aceitando as coisas como elas são, como uma coisa que a natureza quer, que a providencia quer, então poderiamos ter uma reação emocional mais harmonica.

Mas isso só é possível se você firmar uma serie de convicções divinas que te dê suporte.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 27/10/2021
Reeditado em 27/10/2021
Código do texto: T7372789
Classificação de conteúdo: seguro