Paixão versus Amor

Paixão versus Amor.

"O mar é o amor, a onda é a paixão.

A paixão caça, corre atrás, envolve os pés, parece ter te prendido, mas como é tênue, tem seu refluxo e volta para o mar, relutante em mostrar que as "algemas" são ilusórias. Ela provoca, atiça, vem sempre renovada numa nova onda, mas não te envolve por mais do que um instante, só te toca brevemente e se vai... A paixão continua a procura de pés em cada praia, indo e voltando eternamente.

O amor segue soberbo, uma esfinge que guarda um segredo, "decifra-me ou devoro-te", um enigma que temos que desvendar para valer nossa existência, um trabalho para uma vida ...ou várias.

A paixão pensa que prende, o amor liberta.

A paixão tem a duração de uma tarde de ondas.

O amor tem a eternidade assegurada numa simples molécula de H2O.

A paixão se dissolve em praias desertas, perdendo-se por completo e não deixando lembranças, no máximo fugazes espumas rapidamente evaporadas pelo sol.

O amor é o oceano silencioso na superfície e revolto nas profundezas, uma mística e irresistível combinação, um ímã que atrai irreversivelmente."

Nosso maior desafio é mergulhar nas profundezas do oceano da vida, do ser humano, da vida a dois, da Vida humana, da vida familiar e social, pois somos acostumados a viver na superfície dos relacionamentos interpessoais, preferimos a primeira vista as ondas da paixão, que são sempre emocionantes, fortes, belas muitas vezes, que nos causam euforias e prazeres, mas como as ondas do mar, são inconstantes e sem muita duração, e por isso vivemos a cada boa experiência, também boas frustrações e desilusões...

Mas se conseguirmos vencer essas ondas, se conseguirmos sair desse estágio de surfistas nas ondas da Vida e nos tornamos mergulhadores das profundezas da Vida, poderemos vivenciar maravilhas que só quem vai a fundo nesse nobre sentimento que é Amar outro alguém é capaz de viver...

Mas a profundidade nos assusta, a pressão nos faz sentir dores, a escuridão nos causa pânico e nos faz querer desistir, e por isso preferimos viver surfando entre as ondas da paixão...

Mas para viver todos os benefícios e maravilhas do Amor é preciso tomar coragem, é preciso estudar, usar o racional e mergulhar com confiança numa relação recíproca onde como num mergulho profissional, só é possível desbravar as profundezas do oceano e assim contemplar as maravilhas do mundo subaquático, se forem em dupla, pois num mergulho profissional, só se fazem em dupla... Assim é o mergulho no oceano do Amor, só quando há uma dupla que se conheça bem, que já são suficientemente conhecidos, quando ambos sabem o que querem, quando ambos são racionais e recíprocos em relação a esse mergulho que juntos podem ir nas profundezas e assim descobrindo e vivenciando as maravilhas de uma vida amorosa nas profundezas do oceano do Amor, vão desfrutar de todos benefícios de quem ama e é amado e chegaram ao ápice do Amor...

Gerson D Carmo.