1519830.jpg

Não sei o que sou!

 

- Não sei o que sou,

Se soubesse  poderia entender quem tú és.

Se não sei o que sou, evidentemente que não tenho crédito para dizer o que tú és.

 

- Se soubesse mesmo o que sou ou quem sou,

seria muito mais fácil fazer aquela  análise sobre o ponto de vista holístico.

Compreender o nosso ser é mais do que conhecer a nós mesmos e probabilidade de conhecer aos outros por completo.

 

- A compreensão Metafísica do ser é a ciência mais importante do conhecimento filosófico: 

 

 

  1. no aristotelismo, subdivisão fundamental da filosofia, caracterizada pela investigação das realidades que transcendem a experiência sensível, capaz de fornecer um fundamento a todas as ciências particulares, por meio da reflexão a respeito da natureza primacial do ser; filosofia primeira.

  2. 2.

    no kantismo, estudo das formas ou leis constitutivas da razão, fundamento de toda especulação a respeito de realidades suprassensíveis (a totalidade cósmica, Deus ou a alma humana), e fonte de princípios gerais para o conhecimento empírico.

- Contudo, não é só o conhecimento filosófico e suas subdivisões que determinam a personalidade de uma pessoa, o convívio também pode formar uma personalidade.

- Cristo dizia em suas palestras e quando professou : "Me digas com quem tú andas, que eu direi quem tú és".

 

Seria um ditado popular?

Se não é de Jesus e não encontramos na Bíblia, tal e qual citamos em nossas conversas então seria ela um ditado popular? Bem digamos que esta frase: “diga-me com que tu andas e te direi quem és”, seja um ditado popular. Entretanto resta a pergunta mesmo assim ela está certa? Poderia aplicá-la na vida e na educação dos filhos? Não é uma frase de tempo já passado e superado. Será que devemos aplicá-la realmente hoje? E mais, será que devemos usar essa frase na nossa vida cristã, já que ela não está escrita na Bíblia?

Concluindo:

Podemos dizer que ela não está escrita na Bíblia, mas também que ela está na Bíblia! Isto é, em outras palavras, podemos encontrá-la na Bíblia de forma semelhante, em outras palavras, de forma contextual. Tendo o mesmo significado.

 

Busquemos na Bíblia alguns versículos que ajudem entender este “dito popular”.

Provérbios 13, 20 nos diz:

“20 ¶ Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”

 

Salmos 1, 1-6 assim fala:

“1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.

5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;

6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.”

Nesta passagem Deus nos fala para não andarmos no caminho dos ímpios, incrédulos e ou os que não tem fé, pois se assim fizermos Deus não nos reconhecerá!

Mateus 13,1-23 narra uma Parábola de Jesus muito conhecida, a do semeador e sua explicação. Ela nos diz que o mundo está aí tentando nos tirar do caminho, lembre-se estreito é a porta para a salvação que vem de Jesus mas larga a porta para a perdição, o inimigo está aí fora e quer que você saia do caminho da salvação.

Outra passagem da literatura profética Jeremias 16, 19-21 assim diz:

“19 Ó Senhor, força minha e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia, a ti virão às nações desde as extremidades da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.

20 Pode um homem fazer para si deuses? Esses tais não são deuses!

21 Portanto, eis que lhes farei conhecer, sim desta vez lhes farei conhecer o meu poder e a minha força; e saberão que o meu nome é Jeová.”

 

1 Coríntios 15, 33 afirma:

“33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”

Finalizando pensemos que muito além dos ditados populares, que na conversa do dia a dia utilizamos, está a orientação de Deus para uma vida plena, completa e feliz. Sua palavra nos alerta, orienta e conforta. Porque não utilizamos mais as frases e ditos de Jesus ou versículos da Bíblia em nossas conversas!!!( Bíblia org).

 

 

- Não podemos ignorar o que já está escrito, mas, mesmo assim, será que sou mesmo quem penso que sou?

- Ou sou apenas mais um que pensa que é e acontece?

 

- São coisas que só a vida pode resolver. Viver e aprender.

 

 

Abraços ej...!!!

 

 

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 24/11/2021
Reeditado em 11/03/2022
Código do texto: T7392743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.