Supostas revelações divinas

Recentemente, eu soube que a pastora Sarah Sheeva, filha de Baby do Brasil e Pepeu Gomes, afirmou que teria tido uma revelação divina na qual teria supostamente previsto a morte da cantora Marília Mendonça num acidente de avião. A pastora ainda afirmou que música de sofrência, o gênero cantado por Marília, atrairia o capeta pois tais músicas, por falarem em traição e problemas amorosos, seriam “do mundo” e não agradariam a Deus. Segundo Sarah Sheeva, as pessoas precisam parar de ouvir tais músicas e ouvir e cantar louvores. Ainda de acordo com a pastora, estas músicas estariam destruindo os lares e a família.

Tudo isto me fez lembrar do que uma vez me disse uma evangélica: “Não ouça música de rock pois toda música de rock tem um diabo escondido. Foi por isso que o Cazuza morreu de Aids.” Como vemos, para muitos evangélicos, tudo que não for gospel, seja música, literatura ou qualquer outro tipo de produção cultural, seria maligno e traria maldição para os lares. Tudo isto é bastante absurdo. Eu ainda lembro do que eu falei para a evangélica: “Cazuza não morreu porque cantava rock. Ele morreu de Aids porque tinha uma vida sexual promíscua e irresponsável.” Aliás, devemos levar em consideração que se fosse hoje, com o coquetel anti-HIV, Cazuza e tantos outros artistas que a Aids levou estariam vivos e levando vidas relativamente normais.

A afirmação de Sarah Sheeva me fez pensar em quando eu própria era evangélica e as pessoas me diziam para não ouvir Legião Urbana e Evanescence porque tais músicas “do mundo” induziam à depressão e que eu devia ouvir louvores para “me encher do Espírito Santo”. Mesmo naquele tempo, eu achava isso horrível. Eu queria poder ouvir as músicas de rock que gostava e pensava ser muito chato não poder escutar as músicas inteligentes e contestadoras de Renato Russo que, além de tocar no coração das pessoas, denunciavam a realidade brasileira.

Se for verdade o que a pastora afirma sobre músicas de sofrência atraírem o mal para as famílias, devemos considerar então uma coisa: se formos fazer como ela diz que é para fazer, acabaremos por não assistir a bons filmes, ouvir boa música nem ler bons livros. No final, não poderemos ler livros como Anna Karenina, Madame Bovary e O amante de Lady Chatterley porque induziriam ao adultério. Talvez nem devêssemos assistir a uma encenação do Otelo de Shakespeare porque levaria os maridos a desconfiar de suas esposas e até a assassiná-las. Faz sentido isso?

Essa mulher, ainda falando sobre Marília Mendonça, disse que tem orado por muitos cantores para que eles deixem de cantar músicas “do mundo” que atraem o Inimigo. Como vemos, não são poucos os crentes evangélicos que veem o Inimigo nas coisas mais inocentes, como alguns desenhos animados, brinquedos, marcas de biscoitos e objetos.

Concluindo, só posso dizer que a vida idealizada pela ilustre pastora deve ser uma vida muito limitada e chata, só lendo a Bíblia e entoando louvores. E muitos crentes, por darem ouvido a esses pastores que pregam essas pérolas de sabedoria levam vidas bastante circunscritas. Eu lembro de quando eu quis dar a um senhor uma cópia de um texto que eu tinha escrito falando sobre ser generoso e ele o recusou rudemente, falando que só queria saber do que era de Jesus Cristo. Eu não disse nada, mas fiquei bastante chateada por ver como certas pessoas não querem ver além do mundo limitado de suas crenças religiosas.

Devemos tomar cuidado com pessoas como Sarah Sheeva, pois ela (que tem canal no Youtube) com certeza influencia pessoas a pensar como ela. A religião acaba por nos fazer ver tudo que for diferente daquilo que fomos ensinados a acreditar como errado e pecaminoso. E isso é uma pena. Vivemos em um mundo diversificado e precisamos aprender acerca das diversas maneiras de expressão do ser humano. Desde tempos imemoriais, a arte tem servido para expressar nossas dores, esperanças e formas de ver o mundo.

Particularmente, nunca fui fã de Marília Mendonça, mas lamentei sua morte precoce e trágica e penso que não havia nada de errado com a música dela, que agradava a tantos brasileiros. E, se todas as pessoas ouvissem apenas louvores ou lessem apenas a Bíblia, a vida ficaria muito circunscrita e chata. Precisamos da arte para manifestar nossa criatividade. Assim como eu me identifico com Evanescence, Legião Urbana e curto músicas de Nirvana e Guns ‘n Roses, muita gente se identifica com a música da falecida cantora que – devemos reconhecer – tinha uma voz muito boa.

Quanto ao que disse Sarah Sheeva sobre ter recebido revelações, tenhamos cautela. Muitas são as pessoas que afirmam receber avisos, revelações e ter o dom da vidência e nós não temos a menor garantia de que estejam dizendo a verdade. O mundo está cheio de vigaristas e qualquer pessoa está sujeita a ter alucinações.