Os ciclos históricos e as tragédias

Do ponto de vista histórico, os fatos que estão ocorrendo hoje não são necessariamente inéditos.

Princialmente com relação às tragédias humanas, se observarmos com atenção veremos que elas têm semelhança quanto aos fatores que permitiram que acontecessem.

Tomemos o nascimento e o fortalecimento do Nazismo como exemplo. Hitler só conseguiu ter o poder pleno porque em determinado momento ele foi conveniente para Stalin como aliado para conquistar a Europa. Ao mesmo tempo França e Inglaterra fizeram “concessões” a ele talvez por medo ou acreditando que ele poderia se contentar com pouco. Mais tarde acharam que ele seria útil para aniquilar o Comunismo.

Atualmente a Sociedade faz inúmeras concessões a políticos corruptos, criminosos, ativistas cujo único objetivo parece ser a eliminação de TODAS as regras que mantêm o equilíbrio social, etc., por ignorância, comodismo ou covardia.

No processo de “deskulaquisação” promovido por Stálin na Ucrânia, o significado do termo “kulak” foi de tal forma deturpado que até o camponês que tivesse três vacas poderia ser deportado ou morto.

No genocídio que Pol Pot promoveu no Camboja, na sistemática eliminação de “intelectuais”, uma pessoa que usasse óculos poderia ser rotulada como tal e assassinada.

Atualmente, qualquer pessoa que não siga uma determinada linha de pensamento, não importando suas convicções, é rotulada de “fascista” e pode ser “cancelada”.

Então, quando fechamos os olhos às lições da História, estamos voluntariamente plantado sementes que poderão produzir frutos bastante amargos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 27/12/2021
Código do texto: T7415804
Classificação de conteúdo: seguro