Felicidade

Felicidade...um sentimento ou um estado de espírito presente quando algo (ou algos) bom esteja acontecendo em nossa vida, que nos permita curtir aquilo, esquecendo ou não pensando em todo o resto (problemas, compromissos, avaliações, tristezas)...é como se tudo se desligasse, ficando apenas o êxtase, a deliciosa sensação de estar bem.

Isso pode vir de formas diferentes. Para alguns, ou em alguns momentos, pode ser numa conquista, numa situação que premia por algo que se busca...um sonho realizado, um objetivo alcançado, algo grandioso. Para outros, pode ocorrer sem nada disso...em algo simples, tão simples que se torna tudo, imenso, infinito, mesmo que por alguns segundos. Algo que chega não como recompensa, vitória ou pagamento, mas simplesmente como um presente para vc curtir e sentir. Coisas que recebemos a todo instante, mas não nos damos conta ou não curtimos, na maior parte da vida, pois estamos em busca daquelas outras...da recompensa, da vitória.

Curtiamos qdo crianças e não tínhamos o conceito de vitória em nossos corações.

Um exemplo é o Amor, que traz a felicidade sem razão, sem comparações...é como se alguém está no mundo pra te fazer feliz, não por algo que vc tenha feito para merecer, ou como prêmio por ter se destacado, mas simplesmente para vc curtir, compartilhar, viver e sentir, mesmo que por ilusão, que também esteja feliz com sua presença.

Outro exemplo é o amanhecer, que vem de graça, seja vc bom ou ruim, basta contemplá-lo. Deus te dá.

Muitos (diria quase todos) acreditamos que o Amor e tudo que Deus nos dá é como pagamento por algo que devemos fazer, ou por um comportamento que devemos ter, mas se paramos pra pensar, não é isso.

Tudo nos vem de graça, sem cobrança ou meritocracia. Somos todos iguais perante a Deus. Nos medimos, nos comparamos e nos cobramos por regras e critérios que nós mesmos criamos à base de nossa ignorância, que nos escraviza e restringe nossa felicidade. Temos referências para medir a "felicidade", quando deveríamos apenas sentí-la. Está ali, no nosso íntimo, obstruída por camadas e camadas de tabus, regras e critérios. De repente, pode acontecer algo que transpassa, dissolve ou ignora tudo isso e nos impacta, nos limpa disso e nos faz feliz. Não vencedor ou "bonito na foto", simplesmente feliz.

Pensar nos induz a não sentir.

"Penso, logo existo" ...essa frase, embora célebre, não é verdade absoluta (não é toda a verdade). Diria que antes devemos acreditar em "Sinto, logo existo".

Existir é o primeiro sentido da felicidade. Todo o resto, interpretamos pelos nossos pensamentos, contaminados por nossa ignorância.