UM SONHO DE PRESENTE

UM SONHO DE PRESENTE

Certa vez,andando por uma destas estradas,encontrei um garoto com um olhar muito humilde.Não pude deixar de notar seu semblante triste e carente,mas o que me tocou mesmo foi sua atitude.

Percebendo que eu me aproximava de uma banca de doces,o menino começou a me rodear.Na verdade,ele estava com fome e sua timidez o impedia de me pedir algo.Fiz o que achei que era certo naquele momento.

Chamei-o e perguntei se ele gostaria de comer algo.Ele balançou a cabeça para cima e para baixo bem devagar e assim a manteve.

Eu comprei-lhe um sonho.O garoto sorriu e agradeceu.Paguei o vendedor e fui embora.Como era meu caminho,eu fazia o mesmo percurso todos os dias.O garoto passou a frequentar aquele lugar a partir deste dia,segundo o vendedor de doces.Eu,na minha opinião,achava que podia fazer o minimo por aquele garoto que era pagar-lhe um doce por dia.Isso não me faria menos feliz ao dispor de uns míseros centavos por alguem que precisava.Eu estava completamente enganado.Todos os dias,a cena se repetia.Eu via o garoto e o chamava,já com o doce nas mãos e lhe entregava.Depois disso,eu ia embora.

Certo dia eu adoeci e precisei ficar internado alguns dias.Obviamente ,não podia ir trabalhar.Fiquei uma semana no hospital.Mas minha maior preocupação era que o garoto ficaria sem seu doce,então pedi a alguem que fosse até aquela banca de doces encontrar o garoto.

No outro dia,quando eu ainda estava acordando(era muito cedo),vi o garoto entrando no meu quarto.

Ele chegou perto da minha cama e disse:

- O senhor pode me desculpar ?

Eu fiquei sem entender nada.Então,lhe perguntei porquê.

Ele respondeu:

-Por ter pedido a Deus que me desse a chance de conversar com o senhor.Mas não achei que ele fosse fazer isso.

Eu quis saber porque ele queria conversar comigo.

Ele respondeu:

- O senhor nem me conhece.Não sabe onde eu moro.Mas mesmo assim,ainda percebeu que eu estava com fome.Meu pai chega em casa todo dia bêbado,grita com a minha mãe e me bate.Só queria saber porque ele tem dinheiro para beber e não tem dinheiro para comprar comida.Minha irmã quer ser médica,pra cuidar da mamãe quando meu pai bate nela.Eu queria ser professor,mas até agora não consigo entender o que a professora fala porque fico esperando chegar a hora do recreio pra comer aqueles biscoitos.Eu não tenho amigos porque eles tem vergonha de mim porque eu vou com o mesmo tenis todo dia e está até encardido.Mas o senhor me viu naquele dia e me deu alguma coisa que eu nunca tinha recebido antes.

Eu então não entendi o que um pequeno doce poderia fazer de tão bem para alguem que sofre tanto.E o menino respondeu.

- Não estou falando do doce,que se chama sonho.Estou falando do sonho que faz a vida doce.O sonho de que um dia alguém vai ver que existem muitas crianças por aí,com ou sem pais,esquecidas nas esquinas,esperando que alguem lhes traga UM SONHO.

Então entendi que o que aquele garoto não precisava apenas de alimento para o corpo.Ele precisava de alimento para a alma.

Adriano Almeida
Enviado por Adriano Almeida em 18/11/2007
Código do texto: T742581