Teorema e Axioma.

Gostaria de deixar uma breve reflexão de que na minha visão faz sim muito sentido a existência de Deus.

Sei que para a maioria dos descrentes é um tema muito difícil e até polêmico. Pois todos queremos uma prova substancial da existência de um ser tão grandioso como o próprio Deus.

Não há como evidenciar Deus através da Ciência, nunca vamos provar é impossível. Quando se trata deste tema, devemos entender que há dois tipos de Realidades possíveis. Sendo que a primeira não conseguimos testar, já a segunda podemos provar através do Método Científico. Isto é, a diferença entre o Teorema e o Axioma.

O Teorema é o que você pode provar através da linguagem matemática por exemplo, ou por algum método científico Ex: O Teorema de Pitágoras.

Já no Axioma você Enuncia, porque é auto-evidenciável, mas não é provável, Ex: As Retas Paralelas de Euclides, elas são infinitas e jamais se cruzam, é auto-evidenciável, mas não provável, para você provar que estas retas são de fato infinitas e que nunca se cruzam, teríamos que ter uma régua do mesmo tamanho, ou seja, uma régua infinita, e qual cientista tem essa régua? Não dá para alcançar o infinito de um lado para outro só para dizer que o Postulado Euclidiano está correto, por isso é um Axioma e não um Teorema.

Então qual a diferença filosófica básica entre ambos?

O Axioma pode ser provado porque cabe dentro do meu escopo mental, ele cabe dentro do meu poder de verificabilidade apesar de estar acima do nosso calibre mental, ele cabe dentro do meu poder de verificabilidade, por isto ele é Lógico e é auto-evidenciável mas não é cientificamente comprovável.

Se Deus pudesse ser comprovado pela ciência ele seria um Teorema, e se este fosse o caso, ele seria muito pequeno para ser Deus. Como Ele é Maior que o Universo Ele não pode ser auto-evidenciável através de teorema ou Método Científico, mas através do Axioma faz sentido dizer que Deus Existe.

O fato de não podermos provar Deus através da Ciência é do ponto de Vista Filosófico a Maior Evidência de que Deus Existe!

Para finalizar, gostaria de deixar duas perguntas feitas pelo próprio William Shakespeare, a primeira na peça O Rei Lear -Porque algo ao invés do Nada?

A segunda pergunta está em Hamelet - Porque a Música, ao invés do ruído?