TARDES DOMINGUEIRAS

Tarde de domingo. Domingo é o pior dia para se assistir TV, não tem nada interessante para se ver. Zapeando pelos canais encontrei um programa tipo perguntas e respostas, com premiação. Mesmo ciente do fato, sempre me choco com o nível de cultura geral da população brasileira. Perguntas fáceis e ninguém tinha a menor ideia de quais seriam as respostas. Uma delas: Como se chama a metade do diâmetro de uma circunferência? A pergunta foi feita para uma família de quatro pessoas e a resposta que deram foi HIPOTENUSA.

Eu, particularmente, gosto deste tipo de programa. Sempre fui curioso a respeito destas e outras superficialidades, e ao longo da vida armazenei algum conhecimento, de modo a responder boa parte das perguntas feitas ali. Fico assistindo e massageando o ego (isso é terrível de se dizer, e já me preparo para as críticas que vou receber).

Lembro, que num programa do Silvio Santos, a pergunta valendo um milhão de reais foi: QUANTAS LETRAS HÁ NA BANDEIRA DO BRASIL? Como o tempo era curto, apenas quinze segundos, o candidato ficou tão nervoso que não conseguiu contar as letras da frase e perdeu de ganhar o prêmio. Neste caso, não se tratou de falta de conhecimento e sim de nervosismo. Acredito que, no lugar dele, muita gente também não teria conseguido responder.

Há também as pegadinhas, que conduzem o candidato ao erro, mas aí já é outra estória.

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 23/01/2022
Reeditado em 23/01/2022
Código do texto: T7435457
Classificação de conteúdo: seguro