Sobre Leitura - Dedicado ao Olavo de Carvalho

Sobre Leitura

Na apostila do Curso Online de Filosofia, Leitura e Hermenêutica, o professor Olavo de Carvalho lançou uma ideia que para mim é o seu melhor conselho sobre leitura e interpretação de texto. Ele diz:

"Ora, o essencial, que se pode encontrar num livro, ou em qualquer outra coisa, é a verdade. Deve-se ler um livro única e exclusivamente para encontrar e conservar o que ele tenha de verdade."

Encontrar a verdade é o que fazemos ao ler a Bíblia. O professor ensina que essa busca deve ser mantida diante de qualquer texto. E eu vou te falar uma coisa: como a minha leitura mudou depois das aulas desse velhinho.

No fim das contas, essa é uma aplicação de um conselho do Apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5.1: “examinai todas as evidências, retende o que é bom”.

Ele afirma que na leitura “a única questão que realmente importa é a finalidade última da existência humana” exemplificando o seu ponto com a argumentação de uma de suas grandes referências filosóficas.

“Ortega y Gasset, que era um homem notavelmente sincero, dizia que todas as ideias não valem nada, exceto as ideais dos náufragos. O homem que estivesse em vias de se afogar não se lembraria de nem uma única palavra das suas leituras especializadas, nem da sua cultura geral. Mas, nesse instante, ele se apegaria à única coisa necessária, e entenderia que o sentido derradeiro de existência é a única coisa verdadeiramente prática”.

Olha a genialidade dessa afirmativa!

Quando se está diante da morte, a única questão realmente prática e importante é a lembrança daquilo que gerou sentido na vida.

Pelo que você vive? Há uma causa transcendente que justifique a sua existência nessa terra? A literatura que você consome o coloca perante o propósito para o qual você foi criado? Você é um exímio buscador da verdade? Quem é você diante de Deus?

Confesso que ler qualquer texto dessa forma, faz lembrar outra das teorias desse filósofo que homenageamos. As 12 camadas da personalidade. Onde a décima segunda camada da existência humana nos faz perceber quem somos diante do Deus Eterno.

É engraçado pensar nisso tudo a partir de uma simples leitura e interpretação de texto, não é mesmo?

Então, essa é apenas uma amostra da riqueza intelectual que você pode encontrar nas aulas, nos livros e em toda obra do escritor, filósofo e mui amado professor Olavo de Carvalho.

Com pesar e gratidão no coração.

Por Willian C. Martins.

25 de janeiro de 2022