Comentários apagados

Hoje li um texto sobre meritocracia que dizia: “Não há meritocracia sem oportunidades iguais”, com copyright, diga-se de passagem, como se a frase fosse o cúmulo da originalidade e o autor quisesse impedir que ela fosse copiada, como eu fiz.

Depois de receber mais de 50 comentários elogiosos, as típicas “rasgações de seda”, publiquei dois comentários seguidos, na inocência de que o autor poderia se interessar por uma opinião e não mais uma simples concordância.

Transcrevo os dois comentários que publiquei, que aqui não estão com as mesmas palavras porque momentaneamente me esqueci que a maior parte dos usuários do Recanto estão interessados apenas em concordância e elogios e são poucos os que se interessam por debates, assim não guardei cópia dos mesmos. Cinco minutos depois me lembrei da possibilidade deles serem apagados e já foi tarde. Mas o sentido dos comentários permanecem.

Eu disse:

“Mérito está associado ao indivíduo. Meritocracia seria o reconhecimento do mérito pela Sociedade. Eu disse seria porque no Brasil não se costuma reconhecer o mérito. Por exemplo, numa seleção para preenchimento de uma vaga pode ser escolhido um candidato que tem diploma universitário em vez de outro com mais capacidade que não tem curso superior ou pode ser usado critérios políticos ou ainda pessoais do responsável pela seleção. Nesse caso, não houve as “oportunidades iguais” que você se referiu justamente porque não foi levado em conta o mérito”.

Outro comentário:

“”Fulano” completando o que eu disse, nas universidade federais o resultado de concursos para preenchimento de vagas para professores e seleção para bolsas de estudos são manipulados para beneficiar parentes, amigos e até amantes de professores(ras). Esse é outro caso em que as “oportunidades iguais” deixam de existir por não se considerar o mérito. Nós nunca teremos justiça de forma geral, enquanto prevalecer a falta de honestidade e a defesa de interesses pessoais. Mas veja bem, não devemos atribuir as falhas a toda a Sociedade porque assim a responsabilidade individual será diluída e as falhas permanecerão eternamente.”.

Sinceramente eu não penso que meus comentários sejam o supra sumo do brilhantismo, mas dão um certo trabalho para serem redigidos e por mais ignorante que eu seja e por mais que eu diga asneiras ou coisas sem importância, no mínimo eu me esforço para dizer um pouco mais do uma frase sem sentido, porque existem certos temas que são impossíveis de serem expostos com alguma clareza numa simples frase.

Eu escrevi dois comentários extensos em resposta a uma frase, em troca eu poderia ter recebido no mínimo outra frase lacônica, mas recebi um “delete”.

Vou me mudar para a Califórnia.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 03/02/2022
Código do texto: T7443791
Classificação de conteúdo: seguro