UCEM - Livro de exercício - 1 a 7 - Diálogo Dom Quixote.

 

-- Mestre. O que vê de tão interessante nessa flor?

-- Nada do que esses olhos mortais vêem significa coisa alguma, Sancho.

-- Então por que do sorriso?

-- Sorrio, porque estou a contemplar com os olhos da alma e não com esses olhos mortais.

-- Qual a diferença?

-- Vejo as coisas como se visse pela primeira vez, sem nenhum passado, sem nenhum julgamento. Essa é a visão de Cristo. Só com esse olhar a verdade se desvela. E a verdade é sempre bela, Sancho.

-- Achei que só existia esses dois olhos aqui.

-- Os olhos mortais só projetam minha ignorancia e nada vêem. Sabe Sancho. Tenho dado ao que vejo todo o significado que tem para mim, mas sem Deus eu não compreendo coisa alguma do que vejo.

-- que pena, mestre. Pois saiba que eu compreendo tudo.

-- Teus pensamentos não significam coisa alguma, porque estas tentando pensar sem Deus

-- Está me deixando transtornado, mestre.

-- Nunca estás transtornado pela razão que imagina, Sancho.

-- Estou com raiva, porque você está me deixando confuso, Senhor Dom Quixote.

-- Esta com raiva, por causa dos teus próprios julgamentos, Sancho. Nada externo pode te ferir. Teu ser real não pode ser ameaçado.

-- passa essa flor pra cá mestre. Olhar sem julgar é? Deixa eu tentar. Acho que essa flor da me dando fome.

 

 

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 07/02/2022
Reeditado em 21/12/2022
Código do texto: T7446693
Classificação de conteúdo: seguro