UCEM - Dar é receber

 

Vamos supor que sabemos o que é amor. 

 

Claro que fui e sou amado. Mas a felicidade só me chegou quando eu amei.

Amei minha professora do pré e como eu era feliz por isso.

Amei meus cachorros, meus gatos, a menina que sentava na frente e em nada diminuia minha felicidade o fato de não saber se eu era por eles amados.

Amo meu filho e isso me enche de felicidade, ainda que ele sempre me lembre: "não é a mamãe."

Quanto mais amo minha esposa, mas meu coração enche de alegria.

 

Assim, quando dou amor, o amor vira minha matéria prima e passo a me relacionar com o amor, me tornando intimo desse sentimento. E o amor que dou é o amor que sinto. E por senti-lo, tenho posse dele. E a posse dele, indica que ele é meu, que eu o recebi(de mim) ao dá-lo, pois antes de dá-lo eu o adquiri. E é assim que o dar se torna receber.

Se voce dá amor, voce toma posse do amor. Por isso dar é receber.

Dar amor não te garante receber amor de outro, mas garante a sua posse do amor. E a felicidade está em tomar posse do amor e não em receber expressões de amor.

Receber expressões de "amor" pode ser agradável. Mas expressar amor é a verdadeira felicidade.

Assim, também são todas as emoções. Elas são como o fogo que não diminui quando tu compartilhas, mas só aumenta.

 

Tudo que você dá, voce é obrigado a tomar posse, pois ninguém pode dar o que não tem.

Por isso o cuidado, pois se expressa raiva é porque escolheste tomar posse dessa matéria. Se expressa condenação, escolheste a condenação de si mesmo. Se culpas alguém, tens a culpa como amiga intima.Se tens o habito de criticar os outros, também expressará esse hábito consigo mesmo.

Se tu dás compreensão, dás a paz, estas se multiplicam dentro do teu mundo interno e lá passam a residir, pois dar e receber são a mesma coisa.

 

E se tu perdoas, o perdão passa a fazer parte de ti. E onde o perdão reside, não reside a culpa, a condenação, a mágoa, a raiva.

Se tu perdoas, não necessariamente será perdoado por outros.

Se tu amas, não necessariamente será amado por outros.

Se tu odeias, não necessariamente será odiado por outros.

Mas certamente será odiado por ti mesmo. Será amado por ti mesmo, serás perdoado por ti mesmo.

O segredo do autoperdão é perdoar, pois é dando que se recebe, uma vez que "dar" é tomar posse de um aprendizado. Se não perdoas, não aprende a perdoar e não toma posse dessa ferramenta.

Se aprende perdoar, perdoando.

Se aprende generosidade, sendo generoso.

 

Também aquilo que nunca foi dado por voce,ou seja, que nunca foi compartilhado por voce, não pode ser recebido, pois dar e receber é a mesma coisa, e se não dás, não estás apto a receber, pois não está apto a captar o que não dás.

 

Assim, se não das amor, ainda que alguém te expresse amor, voce não consiguirá colhe-lo, não consiguirá captá-lo.

Muitos filhos não conseguem colher o amor dos pais, mas quando passam a amar alguém, passam a se relacionar com o amor, então passam a sentir o amor dos pais que, em muitos casos, a transmissão sempre esteve presente.

 

Também se não dás ódio, raiva, ainda que alguém te expresse odio, esse odio não poderá ser colhido por voce, pois estará blindado, pois não está apto a receber o que não dá, não está apto a captar o que não conhece e, portanto, não és capaz de se relaciona com esse tipo de emoção.(graças a Deus).

 

 

 

 

É impossível oferecer o que não queres sem essa penalidade. O custo de dar é receber. Ou uma penalidade que te fará sofrer, ou a aquisição feliz de um tesouro a ser valorizado.

 

Dar e receber são um só na verdade .Hei de receber o que estou dando agora. Hoje, tentaremos oferecer paz a todos e ver quão rapidamente ela retorna a nós.

 

E o verdadeiro perdão como o meio pelo qual é obtida, tem que curar a mente que dá, pois dar é receber.

 

Aquilo que permanece sem ser recebido não foi dado, mas o que foi dado não pode deixar de ser recebido.

 

Oferecer o perdão é o único modo de o recebermos, pois ele reflete a lei do Céu onde dar e receber são a
mesma coisa.

 

Na situação de ensino-aprendizado, cada um aprende que dar e receber é a mesma coisa
 

A mente que não perdoa não acredita que dar e receber são a mesma coisa. Mas hoje tentaremos aprender que são uma só, praticando o perdão em relação a alguém que pensas ser um inimigo e a alguém que consideras como um amigo. E ao aprender a vê-los como um só, estenderemos a lição a ti mesmo e veremos que no seu escape estava incluído o teu.

 

Dá inicio aos períodos de prática mais longos pensando em alguém de quem não gostes, que pareça irritar-te ou que te cause contrariedade se vieres a encontrá-lo; alguém que de fato desprezes
ou apenas tentes ignorar. Não importa a forma que tome a tua raiva. Provavelmente já o escolheste.
Ele servirá.
Agora, fecha os olhos e vendo-o na tua mente, olha para ele por um momento. Tenta perceber nele alguma luz em algum lugar, um pequeno lampejo que nunca havias notado. Tenta achar uma pequena centelha de luz brilhando através do feio retrato que manténs dele. Olha para esse retrato até que vejas uma luz em algum ponto e em seguida tenta deixar que essa luz se estenda até cobri-lo, fazendo com que o retrato seja bonito e bom.
Olha por um momento para essa percepção mudada e volta a tua mente para aquele a quem chamas de amigo. Procura transferir para ele a luz que aprendeste a ver em torno do teu antigom “inimigo”. Percebe-o agora com mais do que um amigo para ti, pois nesta luz, a sua santidade te mostra o teu salvador, salvo e pronto a salvar, curado e íntegro.
Então, deixa que ele ofereça a ti a luz que vês nele e deixa que o teu “inimigo” e o teu amigo se unam, abençoando-te com o que deste. Agora, és um com eles e eles contigo. Agora, foste perdoado por ti mesmo.

 

 

 

Tudo que dou,

dou também a mim mesmo.

 

Se dou meu amor,

meu amor recebo.

 

Se dou meu perdão,

perdoado me vejo

 

Se aponto culpas,

sinto por mim, desprezo

 

O pecado que vejo

é em mim realçado

 

Pois o irmão que culpo

não me é apartado.

 

Todos filhos do amor

Todos por Deus, cuidado.

 

Esqueça o resultado.

Dar já é receber.

E que nada nos falta

um dia teremos que ver

 

Como um espelho mágico

que reage ao seu estender.

Estendendo sua mão ao espelho,

a mesma mão devolve a você.

 

Assim quando perdoares,

sentirá como se saindo um peso.

O perdão que aprendeste a dar

Es teu agora para dar a ti mesmo

 

O que ressentes não ter recebido

É sempre aquilo que falhaste em dar.

Dar-te, agora, por inteiro,

e nada mais sentiras te faltar

 

" inspirado em Um curso em Milagres"

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 18/02/2022
Reeditado em 17/08/2022
Código do texto: T7455112
Classificação de conteúdo: seguro