Verdades que doem

• Quando se trata de pensar unica ou mormente em seu próprio lucro (independente do prejuízo dos outros, em qualquer natureza), não há diferença entre "Esquerda" ou "Direita". "Companheiros, precisamos de dinheiro para custearmos nossos projetos, talquei?"

• Paulo Freire até podia ser um esquerdista. Mas não discutamos posicionamentos político-partidários. Seu legado (assim nos parece) é importante para percebermos que se pode tomar parte num debate coordenado por vias democráticas em que opiniões divergentes se enfrentam, mas nunca os que as defendem. É preciso criticar e contestar ideias – não seus mantenedores. Isso, no entanto, não nos parece muito claro, haja vista que, num país em que a Educação (um sonho muito antigo) e a Saúde são privilégios de uma "'esmagadora' minoria", muitas mentiras se camuflam de aparentes verdades. Para sermos mais claros: em nossa cultura, estamos acostumados a criticar quem pensa diferente de nós, ao invés de questionarmos as ideias que não coadunam com as nossas – principalmente as ideias contrárias. Daí que o espaço para um debate previamente pautado pela Democracia torna-se uma espécie de Campo de Batalha.

• A Educação, no Brasil, ainda é um mero Projeto Político Pedagógico. Enquanto houver políticos definindo o que os estudantes da Educação Básica devem "aprender" na escola (seja ela pública ou privada), isso implicará em prejuízo de grande parte do povo. Quem sabe o que se deve estudar, o que se deve aprender, o que será aplicado fora da escola após ter sido visto, estudado, assimilado e aprendido nela, deveria ser levado em conta via Audiência Pública, como em um Plano Diretor para um biênio, quadriênio, quinquênio que fosse. Para, ao fim de um desses períodos citados, promover-se novos debates sobre o que deveria continuar sendo ensinado e o que deveria ser substituído, em razão de sua inadequação, de tornar-se obsoleto etc.

• Não somos os "Donos da Verdade". Somos mantenedores de nossas Verdades. A VERDADE mesma está lá fora – e pouquíssimos de nós, principalmente os que apreciam a vida nos limites da Zona de Conforto, dar-se-ão ao trabalho de ir buscá-la, preferindo defender ou aceitar, de prontidão, as "Verdades Eternas", que as religiões, os costumes tradicionais etc. tanto nos impõem.

• Negros, Mulheres, LGBTQIA+, Indígenas, Estrangeiros, analfabetos, ateus etc. SÃO PESSOAS COMO NÓS, ainda que lembrar disso irrite uma minoria preconceituosa e mantenedora de um pensamento "elitizante", ditatorial, simpático ao Ser Humano como Opressor dos Outros.

• Os animais irracionais TAMBÉM TÊM DIREITOS – inclusive previstos por Leis. Ninguém precisa amá-los. Basta respeitá-los.

• A meritocracia é uma farsa. O garoto que vende doces no trânsito não está na escola estudando por que não quer. Passa por essa situação vexatória e degradante (sob sol, chuva, frio), pondo sua integridade física em risco porque sobram leis (EXCESSO DO PLANO TEÓRICO), mas faltam governantes e pessoas que possam aplicá-las no dia a dia, garantindo um futuro a esses pequeninos desassistidos. Não se trata de defendermos o Assistencialismo, nada disso. Mas de ofertarmos maiores oportunidades de um número mínimo de menores de idade frequentarem uma escola e com qualidade de ensino acima da média.

• Você não precisa se "de Esquerda" ou algo assim para reconhecer os Direitos Humanos e o que tem sido feito de errado desde que esse país continental foi invadido em abril de 1.500 da era comum. Basta reconhecer que esse país só não vai para a frente porque é jogado para o lado nessa falsa dicotomia "Esquerda x Direita" e vice-versa. Sermos progressistas não implica sermos de Esquerda. Sermos liberais não implica sermos de Direita. O problema é não sermos nada; não adotarmos um posicionamento sociopolítico que deixe claro nossas reais intenções de mudar o mundo – para melhor ou para pior.

• Se Você não concordou com nada do que leu até aqui, critique. Fale. Manifeste-se. Se não concordou em parte, sinta-se livre para comentar. É teu direito pensar diferente. Eu não vou morrer por causa disso. Pode apostar. Por outro lado, se Você concordou com tudo o que leu, agradeço pela Atenção e tempo dispensado para ler esse "manifesto".