A lição que vem da Rússia

A guerra Rússia-Ucrânia está deixando bem evidente para o Mundo um fato que todos nós conhecemos, mas muitos se fazem de cegos, por motivos óbvios.

Numa eventual guerra convencional com os Estados Unidos, é provável que a Rússia fosse derrotada em poucas semanas.

O motivo dessa fraqueza, que contraria a imagem de “potência militar” é que o sistema de governo daquele país é baseado a corrupção, herdado da extinta União Soviética.

A corrupção é irmã da ineficiência.

Na Rússia, os indivíduos que têm influência e controle das decisões do governo emergiram da Nomenklatura do regime comunista, são os que se apoderaram também do patrimônio que, pela teoria do Comunismo, seria do povo. Putin é um dos que se aproveitaram da oportunidade.

Lá, se alguém tiver a ideia infeliz de contrariar o critério da “amigocracia” será imediatamente descartado.

Por infelicidade nossa, o sistema da “corruptocracia” foi consolidado aqui com o fim do período dos governos militares.

O resultado disso também ficou evidente para nós.

Nesse sistema nada funciona direito, exceto o que atende aos interesses da Nomenklatura. A prioridade das obras publicas, o funcionamento do serviço público em geral, o número de partidos políticos existentes, em resumo, todas as decisões de governo, seja federal, estaduais e municipais, tem que levar em conta a remuneração ou distribuição de cargos para algum “amigo” ou “amigo do amigo”.

Por isso, mesmo tendo uma atividade econômica vigorosa como temos, a população não colhe seus benefícios integralmente, porque serve de escrava para um sem número de parasitas.

A corrupção foi de tal forma consolidada como diretriz de governo nos sistemas socialistas, que ela agora está mostrando seus efeitos no exército russo, está presente no exército chinês, onde postos no exército são vendidos como mercadoria, na Venezuela, onde aviões e helicópteros russos estão caindo porque a Rússia não cumpre os contratos de manutenção e mais quantos exemplos estivermos dispostos a procurar em todos os países de governo socialista.

A corrupção está de tal forma entranhada na mente desses governantes que um presidente não tem o mínimo pudor em dizer que “pobre se contenta com dez Reais”.

Mas não nos enganemos, porque quanto mais evidente a corrupção estiver na imagem de um país, maior será a desconfiança dos outros países nas relações comerciais e diplomáticas.

Basta apenas um ato para que a confiança seja desfeita e depois pode ser preciso décadas para ser recuperada.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 03/03/2022
Código do texto: T7464247
Classificação de conteúdo: seguro