Meu Monstro

Dentro de mim existe um monstro adormecido.Ele não é bom e nem ruim, mas é destrutivo, irracional e inconsequente.

Algumas pessoas do meu convívio sabem como fazer para despertá-lo. Às vezes elas o acordam sem querer e outras vezes o fazem de propósito.

Em algumas situações elas o despertam levianamente e depois viram as costas e vão embora, deixando-me sozinha e sem saber como é lidar com a bagunça que ele faz… E tem momentos em que elas até acham divertido assistir ele se debatendo e quebrando tudo ao seu redor.

Mas o monstro é meu. Ele mora em mim.

E depois que ele acorda, dificilmente tenho escolha ou controle diante da destruição que ele causa.

Penso que a força que ele tem depende exclusivamente do tipo de ração que recebe. E como quem o alimenta sou eu, entendo que a força do meu monstro é proporcional ao tipo de alimentação que eu lhe ofereço. Ou talvez não tenha relação direta com a alimentação mas com a forma como eu o trato.

Fico me perguntando se mesmo depois de acordado ele poderia se sentir mais calmo ou indisposto e se isso depende de mim ou das outras pessoas. Até já imaginei que, talvez, de alguma forma eu possa ajudá-lo a não ser um monstro tão antipático assim.

É lógico que ele sempre será desajeitado, destrutivo e espalhafatoso. Mas quem sabe eu não consiga adestrá-lo…?

Monstros nascem monstros? - pergunto-me vez ou outra.

Existem muitas coisas que não sei, mas há algo que já percebi: o meu monstro nunca acorda sozinho. Ele sempre é importunado.

Talvez o que ele espera de mim é que eu o proteja das pessoas, não deixando que ninguém o incomode. Assim ele poderá ficar em paz e dormir por muito mais tempo.

Estou pensando em maneiras de manter meu monstro seguro, cuidar melhor dele, entender suas necessidades e não deixar ninguém acordá-lo com provocações. Afinal, ninguém conhece o meu monstro melhor do que eu. Sei que ele não vai embora. E pra ser sincera nem sei se quero que ele vá: nós estamos acostumados um com o outro. Quando ele está dormindo, o som do seu ressonar me deixa tranquila - me dá a certeza de que tudo está no seu devido lugar.

Acho que meu dever é velar e zelar pelo sono do meu monstro. E o dele é me fazer entender quando é a hora de receber visitas e também de fechar as portas e as janelas de mim mesma e pedir gentilmente para que todas as pessoas se retirem.