CERTO OU ERRADO... SIGA ADIANTE!

Não há certo ou errado.

Sei que isso confunde e, até, avilta o pensamento dos moralistas mais radicais ou dos religiosos de terror mais ácido. No entanto, certo ou errado, no sentido absoluto que esses termos encerram preciso haja nova interpretação.

Diante dos nossos mentores espirituais fomos aprendendo que CERTO não é apenas a coisa correta a fazer, mas, principalmente algo com o qual se possa contar. Dessa forma, a morte seria algo CERTO, bem como as guerras em um mundo como o nosso, de Expiação e Provas, bem como as DOENÇAS e outras calamidades. Não que seja CERTO fazer guerra ou ficar doente seja algo bom, mas são coisas com as quais se pode contar.

Diante dessa nova forma de pensar, vamos vendo que há muitas coisas que consideramos ERRADAS, mas que, em verdade, são CERTAS. Seria, portanto, ERRADO morrer visto que a morte, em dado momento, nos será CERTA?

Não, a morte é CERTA. As guerras são CERTAS. A vingança é CERTA. Os desatinos dos homens desse mundo são CERTOS, porque você pode contar com esses elementos e isso não indica que sejam bons, úteis ou verdadeiros, mas que são praticamente inevitáveis que ocorram.

ERRADO, portanto, é considerar a morte como algo ruim, desde que venha no tempo CERTO. Afinal, todas as coias vivas morrem. Não é CERTO isso? Estão acompanhando meu raciocínio?

O ser humano fixa-se nos conceitos de pecado e há inclusive pessoas boas que tentam sempre fazer o CERTO. O que queremos é alertar que fazer o CERTO talvez te leve a fazer coisas ruins, desnecessárias, inúteis e ilusórias.

Ao invés de fazer o CERTO, procure apenas ser útil e agradável.

Veja que uma arma pode ser útil tanto ao bandido quanto ao policial, mas somente será agradável se não for utilizada.

Nossos pensamentos, sentimentos e ações são assim. Se não forem úteis ao nosso progresso, se não forem bons, se não forem agradáveis a nós e aos outros é melhor que não os utilizemos. Certo nisso?

Você pode contar que sempre vai pensar? E que sempre vai pensar corretamente? Que sempre vai sentir coisas boas e úteis?

Não. Você não pode contar com isso, então, está ERRADO, não é mesmo?

Alguém dirá, Jurandir, mas matar os outros é ERRADO. Diante da ótica das nossas leis, se você matar alguém e até alguns animais raros ou protegidos da fauna brasileira terá problemas. Mas e se matar para se defender ou para se alimentar em estado de necessidade a ótica será a mesma? As definições absolutas se tornam relativas diante do contexto. Para evitar confusão o mundo e a sociedade do mundo criam conceitos. Embora, por vezes, o que é CERTO em um país em uma época se torna errado noutro país ou noutra época. A escravidão já foi CERTA em muitas nações. Hoje é considerada ERRADA na grande parte ou em uma boa parte, visto que há modos quase invisíveis de se escravizar alguém.

Portanto, não procure definir e pautar sua vida no CERTO E ERRADO como absolutos, mas como RELATIVOS.

O CERTO é que você sempre poderá contar consigo mesmo, e, dessa forma, se você buscar se tornar um ser humano melhor, melhor companhia fará para si mesmo e para os outros. Quer ser sempre CERTO? Acerte-se consigo mesmo e direcione sua bússola interior para a agradabilidade. Uma pessoa agradável estará sempre CERTA, embora, por vezes, possa até cometer ERROS. Se sua luz for muito intensa ninguém se incomodará se o seu corpo fizer algumas sombras...

Está escrito.