Em busca da sabedoria.

Diz a lenda que os filósofos buscam a sabedoria. É o que diz a lenda. Mas sabem os filósofos o que a sabedoria é, sabem identificá-la e sabem onde ela se encontra? Sabem que instrumentos usar para detectá-la? Do pouco que eu li de Filosofia, percebi que os filósofos não se entendem quanto à natureza da sabedoria; e não sabendo de que natureza ela é, não sabem que instrumentos usar para detectá-la. Batem cabeças os filósofos; dão à sabedoria distintas definições e compreendem que para se saber o que ela é têm de usar instrumentos de pensamentos os mais variados, por uns adotados como os apropriados, por outros ignorados porque inúteis. Ou os filósofos não sabem o que a sabedoria é, ou sabem; se não sabem, entende-se a confusão em que eles encontram, hoje como há dois mil e quinhentos anos; se sabem, perguntemos, então, porque se contradizem tanto uns aos outros, e estão sempre a se digladiarem, nem sempre com a compostura de sábios. Mas seja qual for a realidade, agradecemos aos céus pela existência dos filósofos, que, batendo-se entre si, e não se entendendo em praticamente nenhuma questão que eles consideram importante, além de se revelarem em seus menos nobres aspectos humanos, provam aos homens comuns que estes estão em boa companhia; são todos de carne e osso, e ignorantes da explicação correta para as questões essenciais.

.

Primeiro, deve-se chegar à sabedoria, e depois se pensar sabiamente as coisas do mundo, ou pode-se pensar sabiamente as coisas do mundo sem que se chegue à sabedoria? Qualquer pessoa pode pensar as coisas do mundo, independentemente do pensamento alheio? Pode-se senti-las, e pensar acerca daquilo que se sente. E como saber se está pensando corretamente?

.

As disputas intelectuais entre os filósofos fazem um imenso bem aos humanos: todos os filósofos revelam-se falhos, limitados, e, consequentemente, nenhum deles se impõe a todos, pois todos eles podem ser questionados. Não é a Filosofia de todo inútil. Os filósofos provam que são pessoas que gostam de ocupar o tempo pensando, enquanto outros homens o ocupam construindo casas, preparando as refeições, inventando máquinas, pintando quadros, exercendo outras atividades.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 24/03/2022
Código do texto: T7479706
Classificação de conteúdo: seguro