ADORAÇÃO OU BAJULAÇÃO?

"Não é bajulando que se adora a Deus, mas sendo digno do seu amor. bajular é fácil, pois é o ofício dos incompetentes; ser digno é difícil, já que requer resiliência e trabalho duro. Louvá-Lo é honrá-Lo!

Considerando a ideia de que um homem sábio é a representação de Deus, como é a arte a representação da natureza, e compreendendo-se como sabedoria a inteligência pautada pela humildade e pela sensatez, imaginemos um sábio ensinando seus dois filhos a seguir seu exemplo. O primeiro se esforça, mergulha de corpo e alma na tarefa que lhe foi dada, embora engatinhando com muita dificuldade. Já o segundo passa a bajular o seu pai na vã tentativa de mascarar a sua falta de interesse. Com a conduta de qual dos dois se alegrará aquele pai?

Ele, certamente, continuará a amar os dois, mas um se mostra digno do seu amor, o outro não.

E se a sabedoria de Deus é infinitamente maior que a sabedoria do homem, como poderia o criador alegrar-se com os gritos e clamores daqueles que o bajulam, por não terem nada mais a oferecer? E, em contrapartida, como estariam aos Seus olhos aqueles que se dedicam, sem escândalos, aos seus ensinamentos, lutando arduamente para alcansar as virtudes de seu Pai, paltados na humildade e na sensatez?

(CLAUDIOMAR - 29/03/2022)

Claudiomar
Enviado por Claudiomar em 30/03/2022
Código do texto: T7484159
Classificação de conteúdo: seguro