Qual é mesmo o propósito da vida?

Diante da doutrina dos espíritos temos a evolução constante do ser como propósito maior.

Daí, nascemos, vivemos, morremos e, após um período nos planos astrais retornamos para um novo período na carne.

Os mundos, em suas infinitas escalas evolutivas são escolas para as almas errantes.

De fixo, no universo, somente a imutabilidade do Criador.

O resto evolui, muda e cresce.

A ciência já admite que mesmo estrelas nascem e morrem, assim como galáxias e, ampliando um pouco podemos até supor que o próprio universo pode desaparecer um dia.

Não se entristeça com isso.

Muita gente se entristece quando coisas grandes assim são ditas, pois se sentem pequenos e pouco importantes. Até um gafanhoto, ou algo ainda muito menor, para o Criador importa.

Afinal, aquele que Criou você não parece ter empregado tanto cuidado com outras espécies?

O homem é uma das criaturas e, através dos textos evangélicos e até espíritas auferimos que é um estágio muito importante, porém, não o mais importante e nem o estágio final.

Ninguém sabe ao certo se há mesmo um estágio final.

Deduzimos que tenha um início, pois nossa ótica limitada nos faz ver desse prisma de nascer, crescer e morrer. Vale para tudo, menos para Deus.

Porém, em sua bondade, teria ele nos Criado por simples ato de Amor.

Quem não entende esse ato pode achar pueril demais a explicação.

Quem sabe se as explicações simples não são as melhores sempre?

Um antigo professor dizia-me: se não puder explicar algo de modo inteligível em 3 frases curtas, esqueça de explicar e escreva um livro a respeito.

É algo engraçado. Porém, real. Tudo o que exige muita explicação talvez não esteja sendo bem explicado.

E veja que este texto já passou de 3 frases.

(AUDITÓRIO RINDO)

Dessa forma, siga vivendo como se a vida não tivesse propósito maios além de ser apreciada e colhida sendo que gata gota, cada minuto é precioso.

Não procure, também, por solução de questões distantes que não conseguirá resolver e que, por si só, não te deixarão feliz e nem satisfeito.

Perguntas como: Que é Deus? Como me tornar iluminado? Como abrir a terceira visão? Como ver espíritos e etc não te deixarão melhor ou mais feliz!

Essa é a verdade.

Se você procura por tais coisas e se você está ouvindo essa palestra (lendo esse texto) e se chegou até aqui, certamente já deve ter procurado essas coias.

Eu também já procurei.

(rindo)

Não procuro por tais coisas.

Muito mais útil é e será tatear no próprio quarto em meio à escuridão buscando a melhoria interior, procurando ser agradável, silencioso, trabalhador, estudioso, afetuoso e, assim, eu garanto, será mais feliz.

Coias pesadas, distantes, que parecem grandes questões não te trarão alegria e nem felicidade, mas pequenas coisas, como um bom trabalho, uma conversa alegre com amigos e parentes, andar ao sol, na praia ou em outro lugar próximo à natureza te farão feliz.

Comer menos e dormir bem, não precisando ser muito também.

Fui ficando feliz, e mais e mais feliz, buscando não as grandes coisas, grandes questões, mas a satisfação nas pequenas.

E ainda procuro algo que me faça mais feliz que um bom café. (risos)

Não se cobre demais.

Pegue a ponta da sua corda.

Veja no que você é melhor hoje. Uma pequena coias. Se é bom em sorrir, sorria. Se é bom em cortar a grama, corte. Procure melhorar continuamente em pequenas coisas nas quais seja bom. Em algum tempo, eu te garanto, você se tornará notável. Eles te notarão. A excelência no pequeno te tornará grande para os outros, mas não busque a grandeza, mas o capricho, no que é pequeno, útil, verdadeiro e agradável.

Procure ser agradável e útil.

Não há erro nesse propósito e, começando assim, isso será bom demais para você!

(O guru se levanta e a multidão aplaude).