Um olho no destino, outro na paisagem

Um olho no destino, outro na paisagem

=============================ErdoBastos

Caminhar e caminhar...

É longa a estrada e os pés vem cansados, os olhos já sem o brilho da ilusão, mas, ainda, conservando o da esperança.

São olhos que já viram muito. Viram os fogos da alegria e o sal das lágrimas.

O peito fortalecido pela liberdade conquistada.

Um peito que já abrigou muitos ideais e a dor de alguns fracassos, de algumas ausências e muita saudade.

Um peito que conhece a resignação, não o desapego.

Não olho pra trás. Não ando pelo caminho já percorrido. Percorro-o por vezes, transportado pela memória a momentos nela tatuados. Vôo nas asas da saudade, mas me reservo o direito de olhar pra frente, de andar em frente.

Minha liberdade teve o custo de duas lágrimas. Uma de alegria e outra de sofrimento.

Paguei o preço dela e a exerço com a consciência tranqüila de quem disse muito mais vezes sim do que não durante a jornada.

Calei-me algumas vezes. Calado aprendi mais do que ensinei falando.

Nunca me calei constrangido, sempre emocionado.

Emprestei minha voz a quem dela precisava, sempre erguida a defender o justo, a igualdade e a liberdade.

Caminhar e caminhar... Sempre com um sorriso, por saber que a tristeza não vale o preço que cobra e que a alegria cobra o que, nem sempre, se pode pagar.

A estrada da vida não é sinalizada nem tem acostamento onde se possa parar pra descansar. Nela se deve sempre caminhar, e caminhar e caminhar...

Com um olho no destino e outro na paisagem, pois de nada serve andar numa estrada longa se não se aproveita as paisagens.

.