Dor, a gente chora mesmo, quando não dá para suportar, depois entrega para Deus.

As pessoas passam por vivências muito diferentes. E ninguém sabe até que ponto o outro está quebrado por dentro, ou passando por uma fase na qual não esteja de forma alguma sabendo lidar. E que muitas vezes pode até enfraquecer a fé. Não falo apenas de mim, o mundo não gira ao meu redor. Falo de todos que passam por tormentos, dores, aflições. Por todos que se sentem despedaçados e por um fio. E que se sentem extremamente cansados. Sabe, esse cansaço todo não vem só do trabalho, vem do emocional esgotado, do psicológico em frangalhos. Falo também de quem carrega malas pesadas de mágoas, rancores ou arrependimentos, não por serem pessoas más, mas por estarem quebradas demais para perdoarem, aos outros, a si, ou para se curarem. Sempre falo de fé porque sei que ela é a única coisa capaz de sustentar um coração que parece que vai explodir no peito de angústia. E que ela puxa as pessoas da beira do abismo. Mas, por mais que eu queira passar fé e positividade para as pessoas, não posso dizer que escolhi sorrir apesar de. Porque só quem passa pela dor intensa e lancinante sabe a importância de chorar. Sabe que depois de derramar pelos olhos parte de toda angústia que cega momentaneamente, a luz volta a brilhar, o olhar clareia, a calma se restabelece, o medo diminui, e esperança pulsa mais forte no peito. O alívio chega.

E o sorriso também. 

Então, eu digo, não adianta empurrar as dores para debaixo do tapete, fingir que não existem. Dor, a gente chora mesmo, quando não dá para suportar, depois entrega para Deus. Dor, a gente também cuida, admite, aceita e busca ajuda se for necessário. Algumas dores precisam realmente passar por um processo terapêutico. 

O que não pode é perder a fé. Nem medir o mundo alheio pela própria régua. Nem desistir. E observar que a vida não é só esse mundo de dor, há alívios, há levezas, devemos aproveitar esses momentos. E tentar sorrir mais vezes. 

Vai passar. Respeite seus processos. E se cuide.

Josy Maria 04/05/2022