Diferença entre o Verdadeiro Perdão e a falsa Misericórdia.

A falsa"misericórdia" é quando uma pessoa que se pensa moralmente superior, "perdoa", por caridade, uma pessoa indigna, que merecia "claramente" o inferno.

O Verdadeiro Perdão é quando uma pessoa que se sente igual, perante Deus, a todos as outras pessoas, resolve, por consciência das suas próprias limitações, não julgar e condenar um irmão que aparentemente cometeu um equívoco.

Perdoar não é um ato de caridade de desculpar um pecado. Não é um ato de condenar um pecado para depois, do alto do pedestal, absolver.

Perdoar exige correção da tua mente, pois significa nem ver o pecado. Significa não condenar.

E se acaso, já tiver julgado e condenado, o perdão ainda poderia vir como uma nova escolha de desfazer o julgamento, desfazer a condenação, desfazer a percepção do pecado.

Aquele que perdoa, não é cego, e vê o equívoco de conduta do irmão, mas, porque corrigiu sua mente, abstém de fazer julgamentos, pois escolhe ver no irmão a luz do mundo que ele é.

A "misericórdia" como descrito aqui não pode te dar paz, pois é um "capricho caridoso". Isto não corrige a tua mente, que continua a ver teu irmão como alguém separado de ti.

O verdadeiro perdão cura a mente de quem perdoa, pois dar é receber.

Tudo que dou é dado a mim mesmo.

OBS: falei sobre o verdadeiro perdão, mas não falei sobre a verdadeira misericórdia.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 05/05/2022
Reeditado em 05/05/2022
Código do texto: T7509785
Classificação de conteúdo: seguro