Quando o Excepecionalismo Budista Não é Tão Ruim (Um esboço de resenha do livro "Why I'm not a Buddhist", de Evan Thompson)

Excepcionalismo Budista tem excelentes razões para existir. O famoso físico — vencedor do prêmio Nobel — Albert Einstein afirmou: “O Budismo tem as características do que se esperaria de uma religião cósmica para o futuro. A religião do futuro será uma religião cósmica, baseada na experiência, e que recusa dogmatismo. Se houver alguma religião que possa lidar com as necessidades científicas, essa seria o Budismo". O filósofo e biólogo revolucionário, Francisco Varela, foi mais além: "Sustentamos que a redescoberta da filosofia asiática, e em particular da tradição búdica, é um segundo renascimento na história da cultura do Ocidente, e que seu impacto será tão importante quanto a redescoberta do pensamento grego durante o Renascimento europeu. Nossas modernas histórias da filosofia que ignoram o pensamento indiano são artificiais, porque a Índia e a Grécia dividem conosco não apenas uma herança linguística indo-europeia, mas também numerosas preocupações culturais e filosóficas." Se observamos com atenção o ensinamento fundamental do Kalama Sutta, a própria experiência é a base na busca pela Verdade, e não a mera confiança na autoridade das palavras do Buda ou mera fé em textos sagrados. Além disso, os benefícios da meditação budista foram cientificamente comprovadas por uma variedade de estudos cognitivos; a invenção do zero foi uma invenção budista a partir do conceito de Shunyata (vacuidade); escolas de epistemologia e lógica não-clássica budista disputam o campo da teoria do conhecimento e metalógica, respectivamente; e ampliam os limites do nosso conhecimento. Tudo isso aproxima o Budismo da Ciência Contemporânea de uma maneira realmente excepcional comparado às religiões tradicionais baseadas em dogmas ou fé cega. Budismo é uma filosofia profunda e empírica. A palavra "religião" se tornou um termo inadequado para definição do Budismo, assim como a palavra "doutrina". Ciência da Mente ou Filosofia são termos mais adequados para representar a atual vastidão intelectual que configura o Budismo.

Aislan Bezerra
Enviado por Aislan Bezerra em 07/05/2022
Reeditado em 21/04/2023
Código do texto: T7511317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.