Algumas considerações sobre a minha filosofia _ 1

Tendo em vista, a estruturação geométrica vital do ente, as distintas figuras e possíveis combinações configuram tal determinismo (possível somente ao suprassumo pensante) como co-determinismo. O campo onde todas as partículas (o termo aqui exprime o sentido de entidades últimas que constituem a realidade material) estão contidas é o campo morfológico de possibilidades concomitante com o não-idêntico, pois coexistem anteriormente a qualquer criação. O referido campo é uma entidade no sentido de que seu uso linguístico comporta um compromisso ontológico. Tal organização que entrega ao ente (no sentido de tudo aquilo que tenha realidade formal e efetiva) uma significação é provinda da intenção do significante. Tal estruturação (o termo estrutura aqui adotado tem seu significado mais próximo a descrição formal de Russell) é próxima em sua conceituação ao conceito de elã vital de Bergson, porém, com a desconformidade de que é o campo o mediador entre a intenção e a efetivação da criação (a passagem da potência ao ato), posto isto, a consciência não penetra a matéria e a organiza, consequentemente, Deus é transcendente, e não imanente. O vocábulo elemento foi adotado como uma expressão da realidade na qual se encontra uma entidade. Através da aproximação com a substância pensante adquirimos impressões de ideias inatas, isto é, um vislumbre de um rememorar, ou não. Por via de regra, a origem do conhecimento reside (psicologicamente) na experiência, mas a validade de tal conhecimento reside (gnosiologicamente) fora da experiência, assim dizendo, no exercício da razão, tal qual, a validade do conhecimento, isto significa, se o é de fato, pois ideia é diferente de fato. O suprassumo pensante não é reduzido a causa eficiente assim como nós não somos reduzidos a res cogitans. A substância pensante é emanação da substância, pois não é possível uma substância gerar outra díspar. A fundamentação da ética como a ciência do bem na busca de argumentos para validar o que acreditamos (até então valorar) ser o justo agir encontra-se (ou ocorre através da) na consciência estética que está intimamente relacionada com a consciência moral, que é a priori uma certeza dada até a busca de uma teorética o mais verossímil possível com o númeno.

Oaj Oluap
Enviado por Oaj Oluap em 20/05/2022
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7520158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.