QUID EST VERITAS? O QUE É A VERDADE?

Como faziam os Pensadores gregos da Jônia, a partir do século VI a.C., e que deram origem à Filosofia ocidental, aqui estamos nós, reunidos dentro de uma Caverna muito mal iluminada, onde apreciamos as idéias de vários Pensadores, todos empenhados em esclarecer “o que é a Verdade”? Essa pergunta, feita há mais de dois milênios por Pôncio Pilatos, (Quid est veritas?) cuja resposta de Jesus Cristo, não foi aceita pela maior parte da Humanidade, e continua desafiando o nosso intelecto, pois também a exigente e arrogante racionalidade, até o presente momento, não conseguiu respondê-la cabalmente, segundo suas próprias exigências, de forma a satisfazer a todos. Vejamos então as idéias desses Pensadores, para verificarmos se algum deles conseguiu sair da outra Caverna onde se encontravam, para contemplar a Luz do Sol, aproveitando para sairmos também, no encalço dessa Luz, e se a contemplarmos, oxalá todos nós, escapemos da morte, no nosso retorno à Caverna, para compartilhar a Luz com os nossos companheiros, como ocorreu na alegoria de Platão.

O Pensador Sócrates interrogava a todos em busca do pleno conhecimento, cuja essência ele supunha estar na virtude, que conteria subespécies como a Coragem, a Sabedoria e a Justiça, que então poderiam conduzi-lo à Verdade. As investigações esbarraram na corrupção da sociedade de Atenas, que fingia ser justa. E isso lhe custou a perda da própria vida, pois ele passou a incomodar a sociedade ateniense.

O Pensador Platão, discípulo de Sócrates, proclama que o amor evolui sobre o plano físico e passa a desejar a própria Beleza e obter o conhecimento da sua idéia. Neste caso, o intelecto atinge o apogeu da Beleza ao alcançar a Verdade, pela contemplação da Luz obtida pela saída da escuridão da caverna, em cujo interior, no seu retorno, não haverá compreensão pelos que permaneceram na escuridão.

O Pensador Plotino, agente do neoplatonismo, compreende que tudo está no Uno, por onde tudo se inicia e tudo decorre da irradiação da Luz. O Uno é a Verdade revelada. Mas o Uno é indizível, e sobre ele só é possível falar por aproximações e por negações, pois o Uno está em toda parte.

O Pensador Bismarck disse: “Só um tolo aprende com seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros”.

O Pensador Robert Jastrow afirmou: “Neste momento parece que a ciência nunca será capaz de erguer a cortina acerca do mistério da criação. Para o cientista que viveu pela sua fé na força da razão, a história encerra como um sonho ruim. Ele escalou as montanhas da ignorância, vê-se prestes a conquistar o pico mais alto, e a medida que se puxa a rocha final, é saudado por um bando de Teósofos que estiveram sentados ali durante séculos”.

O Pensador João disse (1 João1;8): – “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”.

O Pensador Paulo diz (I Coríntios 2:14,15): “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém”.

O Pensador Aurélius Augustinus (Santo Agostinho) concluiu que na Verdade, a salvação espiritual do Ser Humano decorre exclusivamente da Graça Divina, porém, a sua fecunda retórica passeou por uma grande variedade de conceitos especulativos, todos eles circunscritos ao terreno da racionalidade teológica. A poderosa denominação teológica a que ele se filiou, descartou aquela conclusão e adotou parte dos conceitos ou pensamentos de Aurélius, como colunas da instituição por vários séculos, mas apenas os quais se adaptavam ao seu esquema comercial. A salvação exclusiva através da Graça Divina não interessou àquela instituição, pois ela a retira totalmente do cenário, como uma desnecessária intermediária entre Deus e os Seres Humanos. Aliás, como uma confirmação da intenção da denominação teológica, de ignorar a dependência exclusiva da Graça Divina para a salvação, quando essa doutrina foi retomada vigorosamente por Cornélio Jansênio (1585-1638), formulada na doutrina Teologia da Graça, adotada por Blaise Pascal, que atacou os jesuítas, mas por precaução acabou se calando, quando o poderoso “Papa” Alexandre VII condenou definitivamente o jansenismo, e a Graça Divina! (Fogueira à vista!)

O Pensador Dalai Lama disse: “Os homens perdem a saúde para ganhar dinheiro, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.”

O Pensador Albert Einstein disse: “Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo – o único caminho é a intuição. A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Acredito no Deus de Espinoza, que se revela por Si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens. Tudo já está determinado, o começo e o fim, por forças sobre as quais não temos controle. É determinado para um inseto, e para uma estrela. Seres humanos, verduras ou poeira cósmica... todos nós dançamos uma música misteriosa, tocada à distância por um músico invisível”.

O Pensador Baruch de Espinoza disse: “Deus não é uma causa externa do mundo, mas sim a causa de Si mesmo e também de todas as coisas, pois a natureza não é uma criação de Deus: ela é o próprio Deus. Ele está em tudo, e tudo está Nele”. Assim, Espinoza elimina a sustentação da teologia e da filosofia cristãs, pois a ideia de criação pressupõe um Deus pré-existente que tira o mundo do nada. Para Espinoza, o ato pelo qual Deus se produz é o ato pelo qual produz as coisas. Assim, Deus é a causa de Si mesmo e das coisas, como causa imanente e não transcendente. Na produção Divina desenvolve-se a sua própria finalidade, ou seja, entre o ato de produção e o produto não há distância a separá-los, pois são uma só e mesma coisa.

O Pensador Max Erik Tegmark afirmou: “Para mim, nosso passado, nosso presente e nosso futuro já estão decididos, e não há nada que possamos fazer quanto a isso”. Para a concepção da Teoria do Tudo, Tegmark radicalizou a visão platônica de que as idéias existem independentemente da nossa capacidade de conhecê-las. “Toda e qualquer formulação matemática existe fisicamente. O único senão é que esse universo talvez não tenha nenhum habitante com consciência capaz de descrever seus fenômenos físicos. As condições para a vida especificarão as equações que governam nosso universo e nos dirão porque nenhuma outra lei é válida ou aplicável”.

O Pensador Stephen W. Hawking afirmou: “E, se de fato há uma história completa e unificada, ela provavelmente determinará também as nossas ações. Assim, a própria teoria determinaria o resultado da nossa busca nesse sentido. Se as histórias do universo no tempo imaginário forem realmente superfícies fechadas, como eu propus, isso trará consequências fundamentais para a filosofia e para a visão da nossa origem. O universo seria totalmente autocontido; ele não precisaria de nada externo para dar corda no mecanismo e colocá-lo em funcionamento. Ao contrário, tudo no universo seria determinado pelas suas próprias leis e por lançamentos de dados dentro do universo. Isso pode parecer presunção, mas é no que eu e muitos outros cientistas acreditamos”.

O Pensador Jacob Boehme, espiritualmente iluminado, ensina sobre a unção espiritual e sobre o momento da criação: “(...) Meus escritos pretendem conduzi-los de uma meia crença histórica para uma fé viva, e ao próprio Cristo. Toda a pregação e ensinamento são inúteis se não passarem de conversa, se o pregador ou mestre não tiver o poder de Cristo, se não é o Cristo propriamente dito, por meio do Verbo, que age dentro daqueles que ensinam e daqueles que ouvem”.

“Contudo, para que a pobre alma do homem pudesse ser libertada da morte eterna, e ser engendrada de novo no Filho da Virgem, a nobre Virgem Sofia indicou (ou profetizou) ao homem, pelo espírito dos profetas, a semente da mulher (ou o Filho de Maria), sua encarnação, seus sofrimentos e sua morte, o que ocorreu após 3.970 anos. Então essa Palavra da Promessa tornou-se homem – essa Palavra que Deus Pai prometeu a Adão e Eva no Paraíso, no Jardim do Éden, quando eles caíram no pecado, a qual se representou (ou imprimiu) no centrum da vida, por meio da qual todos os homens que vêm a Deus são justificados”.

“A ascensão, a precipitação e, em seguida o oblíquo que, pela rotação da roda na essência adstringente, sai de cada lado como uma cruz, ou, como eu poderia dizer, sai a partir de um ponto, em direção ao oriente, ao ocidente, ao norte e ao sul. Pois do movimento, do manar e da ascensão do amargor no relâmpago do fogo, resulta uma geração crucífera, visto que o fogo vai para cima, a água vai para baixo, e a essência do amargor (corporalidade) move-se horizontalmente”.

Assim, foi manifestada a formação inicial do Universo, com tudo o que observamos, e com tudo o que não conseguimos observar, e onde se encontra o Terceiro Princípio, contendo a Via Láctea com o Sistema Solar, e onde está o nosso querido e maltratado Planeta Terra.

O amplo sistema de idéias teosóficas de Boehme foi fundamental, para que outros contemplados com revelações espirituais compatíveis, tivessem um amplo apoio para a sua melhor interpretação das próprias revelações, e melhor orientação para a forma mais adequada de converter essas revelações numa linguagem mais acessível aos estudiosos da Teosofia, tendo em vista a sua intrínseca e peculiar complexidade, como obstáculos para a sua compreensão, uma vez que a sua profundidade extrapola os limites da racionalidade, evoluindo para a superior esfera espiritual, mesmo porque, não se conhece qualquer outro Teósofo que tenha alcançado a extraordinária dimensão espiritual de Jacob Boehme.

O Pensador Jesus Cristo, diz em (João 14:6) Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida. E em (João 16:12,13) Ainda tenho muito que vos dizer; mas não podeis suportá-lo agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá a toda a Verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. E diz ainda (I João 2:27): E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou.

O Pensador, autor deste texto, diz: O Homem Racional não possui a Sabedoria, e por isso ele não conhece a Verdade. Não conhecendo a Verdade, o homem não pode praticar a Justiça, pois é a Verdade que produz a Justiça, e não a Justiça que conduz à Verdade. A Sabedoria não se revela no Homem Racional, mantendo oculta a Verdade, e esta somente se apresenta ao Homem Espiritual, nas revelações espirituais, produzidas pelo Pai, sintetizadas e manifestadas pelo Filho: “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida”, o Caminho, porque tudo é manifestado por Seu intermédio, e tudo retornará à origem, também por Seu intermédio; a Verdade, porque o Filho é a revelação do Pai que não se revela; a Vida, porque esta, por si mesma, é um atestado da Verdade exposta em todas as manifestações, apreensíveis ou não, que o Pai exprime através do Filho. A Verdade está, também, na mescla dos conceitos pitagóricos, sobre a harmonia dos contrários e de que o mundo é número; com o Uno Total de Plotino; com a concepção de Heráclito, pela qual o movimento dos contrários estabelece a Unidade e a Transformação; com a lógica trinaria de Hegel, ora ajustada, na Negação (a Antítese); na Afirmação (a Tese); e na Conciliação (a Síntese). Eis a Verdade também na linguagem matemática: (-1 +1 +-1 = +-1), por onde o Não Fundamento gera o Fundamento, ambos se harmonizam na Rotação, e estabelecem a Unidade dos Três, (Pai, Filho e Espírito Santo), na exposição do Universo revelado: “Eu Sou a Verdade Absoluta”, que reúne todas as Verdades pelo Movimento dos Contrários, e pela Lógica Trinaria, pois não existe NADA fora de MIM. “EU SOU TUDO”, todas as Equações, todas as Contradições e todos os Paradoxos. A Antítese, a Tese, e a Síntese.

O Pensador Edward Gibbon afirmou: “A história é pouco mais que o registro dos crimes, loucuras e desgraças da humanidade”.

Talvez não saibamos o que é a Verdade porque não conhecemos o Filho e não sabemos quem é o Pai: “Mateus 11:27 – Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Ou talvez porque não conseguimos compreender a linguagem das Suas parábolas e simbolismos. “João 16:25 – Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora quando não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai”. Aliás, temos ainda mais uma promessa: “Mateus 10:26 – Portanto, não os temais, porque nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido”.

Buscar a Sabedoria é preciso, pois assim obtemos o Conhecimento, cujo acúmulo constitui o inestimável patrimônio da Erudição, e esta, permite a melhor compreensão de todos os fenômenos que nos envolvem, e a melhor capacidade de interpretá-los e transmiti-los a todos aqueles que estão à procura das respostas mais complexas, as quais a Humanidade nunca conseguiu encontrar através da sua arrogante racionalidade, inadequada para as perguntas que desafiam a equivocada autodenominação de “Homo Sapiens”. A chave está em (Hebreus 8:10) e em (I João 2:27) Quanto ao Cofre? É evidente que ele está no TUDO!!! Como podemos observar, tudo depende exclusivamente do TUDO, sem o Qual, o ilusório “Homo Sapiens” é o NADA absoluto.

O Pensador Blaise Pascal (1623-1662) proclamou: “O que é o Homem? Nada em relação ao Infinito; Tudo em relação ao Nada; um ponto intermediário entre “Tudo e Nada (...)”

O Pensador Zacarias disse (13:8,9): “E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi:é meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus”.

O Pensador Francis Collins revela: “Descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da fé e da ciência. O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado na Catedral e no Laboratório. Investigando a criação incrível e majestosa de Deus, a ciência pode na verdade ser uma forma de louvor”.

O Pensador Diogo Mainard afirmou: “A ambição é conceber uma verdade irrefutável, universal, eterna, de sabor bíblico, resumindo o dogma literário a uma única sentença, simples e linear”.

Ei-la: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA”.

Afinal, a Verdade no seu inteiro teor e amplitude, não pode ser alcançada pela racionalidade, mesmo porque ela é transcendente, e ainda com o acréscimo de que mesmo nos seus vestígios periféricos, ela é evitada pela humanidade, que tem vergonha e pavor de encará-la frontalmente. A Verdade, choca-se intensamente com toda a história da humanidade, desde os tempos de Adão e Eva!

Efésios 2:4 a 9

Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos pecados, deu-nos vida juntamente com Cristo (pela Graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e com Ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua Graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se orgulhe.

E quanto ao caro Leitor e Pensador... Qual é a Sua Verdade?

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 27/05/2022
Código do texto: T7524972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.