Um Limite Cada Vez Mais Perigoso

Hoje 30/05/2022 as chuvas no Brasil continuam a castigar muitos estados brasileiros. Um dos mais atingidos por essas tempestades tem sido o estado do Pernambuco onde até agora contabiliza 93 mortos devido as enchentes que provocaram o deslizamento de terras e soterraram muitas casas causando os óbitos de famílias inteiras. Até agora as chuvas que atingiram o Brasil desde o ano passado foram responsáveis por mais de 500 mortes provocadas diretamente pelo o excessivo volume de chuva. Essas chuvas são um fenômeno inédito no estado citado e no país devido a sua intensidade, porém os alertas dados pelos cientistas dados há alguns anos atrás só revela a veracidade do que as Mudanças Climáticas podem provocar no mundo. A humanidade continua lamentando as mortes e se indignando com as perdas materiais perdidas, no entanto vermos que pouco até agora foi feito para mudar essa realidade devastadora que nos aproxima, pois os eventos climáticos extremos já estão causando destruição não só aqui em solo brasileiro, mas em muitas outras regiões as ondas de calor, as tempestades, os furacões e ciclones estão causando destruição e mortes por todos os cantos do planeta. No nível que poluímos, degradamos florestas e lançamos gases do efeito estufa na atmosfera iremos somente aumentar as nossas chances de transformar o nosso futuro em algo ainda mais perigoso para nós mesmo e para as futuras gerações. A possibilidade de limitarmos o aquecimento a 1,5° C já está fora de cogitação, no ritmo atual chegaremos até 2030 com mais 3,5° C acima dos níveis pré-industriais. A roda que gira a economia mundial não irá parar ou cessar por conta da conservação do meio ambiente, a ganância das nações e dos homens mais ricos do mundo irá ainda continuar insaciável para garantir o seu status quo diante da sociedade que tenta sobreviver das migalhas que esses mega bilionários gastam. Estamos diante de um mundo ameaçado e um futuro sombrio para todos nós, onde pouco se tem feito para mudar essa realidade. As multinacionais e os bancos milionários do mundo não irão se preocupar se uma criança morreu de fome na África devido a seca que fez com que sua tribo perdesse toda a sua colheita. Eles não ligarão se uma mãe de família perdeu sua vida em uma enchente na Índia. Não terá importância se um jovem perder a sua vida pelo o calor excessivo em Bangladesh ou se uma família inteira foi soterrada viva por um deslizamento de terra. Continuarão utilizando combustíveis fósseis, financiando novas perfurações de petróleo e incentivando o consumo exacerbado. A economia não pode parar, não pode esperar, não pode cessar é o mantra que os nossos líderes repetem achando que a natureza não irá dar o troco.

Davi Freitas - 30/05/2022

Kaynne
Enviado por Kaynne em 30/05/2022
Código do texto: T7527370
Classificação de conteúdo: seguro