O Berço da Cidadania

Seguem três axiomas que têm me perturbado há algum tempo. São de minha autoria, mas, ao invés de me gabar por tê-los criado, eu me envergonho por não fazer ainda mais do que posso (se bem que eu tenho me empenhado muito, a bem da verdade; minha turma de coordenação é testemunha viva disso) para torná-los coisa do passado. Com efeito, nem deveria me em envergonhar tanto, haja vista que, toda vez que eu tento propor uma alteração de conteúdo curricular etc., aparece algum obstáculo (burocrático, em geral) que me impede de prosseguir. Não obstante, eu persigo meu sonho de implantar uma Educação Libertadora e Efetiva, Humanista e Aberta à população em geral. Mas esse é assunto para um outro post.

Sem mais perda de tempo, os axiomas são:

1. O problema mais fundamental da Educação Básica no Brasil é implantar uma Educação Básica. O que se vê desde sua fundação são tentativas (muitas vezes frustradas) de se garantir uma efetiva aprendizagem, mediante um efetivo ensino.

2. O segundo problema mais fundamental da Educação Básica no Brasil ainda é o mesmo de décadas: alfabetizar e letrar nossas crianças ANTES de ingressar no Ensino Fundamental II.

3. A adoção de um sistema pedagógico-didático que prime pela manutenção de uma Aprendizagem Significativa, após a solução dos dois problemas previamente citados, irá transformar, _de facto_, a Educação Básica brasileira em Educação Verdadeira.

Volto mais tarde. De preferência com meu mais recente artigo sobre Educação. Na verdade, com um link para a acessá-lo.