No rio das Águas divinas (Ijuí) - Trecho 1

Desci da montanha, lugar onde contemplava o nascer de um novo dia e de um novo eu. Onde o silencio e a calmaria aquietaram meus pensamentos e aflições, onde a luz do Sol brilhava mostrando-se e mostrando-me o horizonte. Foi então que senti a necessidade de navegar no grande mar da vida novamente, desci em direção ao rio na busca de movimento e hoje me encontro aqui navegando, fluindo-me nesse rio.

O movimento aqui é constante, assim como os ciclos. Cheguei ainda no verão, o leito de areias brancas, água quente e o clima aconchegante, as margens verdes e abundantes. O sabor dessa água matou minha sede - que nem sabia que tinha -, de movimento, de novo, de vida!

O verão foi passando e estamos chegando no inverno. O que era verde e abundante hoje já mudou de cor e assim como as árvores o contexto, ambiente e pessoas começaram a se desfolhar e alguns galhos secaram...

O que posso aprender com essa estação? o que a natureza me ensina?

Que esse processo é natural, e a vida não se foi! Permanece impermanente!

Na natureza esse fenômeno ensina: Interiorização. As árvores concentram-se em si para maior aproveitamento de energia, da pouca que ainda resta, fortalecendo-se para um novo período de florescimento.

Dessa forma sigo eu, me fortalecendo... procurando me interiorizar, sem me encolher. E apesar de frio, o vento vem de popa impulsionando meu veleiro à frente.

Puxo as cordas e ajusto o leme. Assim sigo o curso desse rio, o rio das águas divinas que me ensina que o caminho as vezes é sinuoso e pedregoso. Mas que estou no rumo do grande oceano, que o caminho é longo e que novas estações e paisagens sempre aparecem.

Céu azul de brigadeiro, 3° c

Ijui 13/06/2022

Gabriel Oshida
Enviado por Gabriel Oshida em 13/06/2022
Reeditado em 13/06/2022
Código do texto: T7536893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.