JESUS ACALMA A TEMPESTADE

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Marcos 4.35-41

Introdução:

Você tem fé? Desde pequeno presenciei muitos milagres, quer seja na minha família, na igreja, na minha vida, etc. Crescer em um ambiente de fé, me influenciou e me motivou a crer que tudo é possível para Deus. Em Hebreus 11 temos a definição: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”. Muitos têm este versículo decorado em suas mentes, mas muito mais do que termos uma boa formação teológica, somos chamados a termos uma vida de fé. Hoje aprenderemos três lições, a saber:

1. LIÇÃO: A NOSSA FÉ É PROVADA NA OBEDIÊNCIA AS “PEQUENAS FRASES” DITAS POR JESUS

• Naquele dia, de tardinha, após Jesus ter ensinado o dia todo (Mc. 4). Muitas palavras e ensinos eram dirigidos para todo o povo (4.33). Mas, na tardinha daquele dia ELE fala especificamente aos discípulos (4.35). Não foi de madrugada, ou em um momento de tempo a sós com Deus, foi no final da tarde e dito naturalmente. Fique atento! Muitas Palavras do Senhor são ditas em momentos comuns. O que o Senhor tem falado para você especificamente?

• Os discípulos tinham ouvido muitas Palavras de Jesus naquele dia (Mc. 4), e deixaram escapar uma pequena frase, que faria a total diferença naquilo que eles estavam prestes a enfrentar. “Vamos para o outro lado do lago” (4.35). Aprendi que essas pequenas frases são ditas diariamente, mas nem sempre nos atentamos a elas. Quais são as pequenas frases que Jesus tem dito a você sobre o seu relacionamento familiar? Sobre seu temperamento? Etc.

2. LIÇÃO: A NOSSA FÉ É FIRMADA NO DEUS QUE SEMPRE CUMPRE O QUE PROMETE

• Os discípulos demonstram obediência à ordem de Jesus: “Vamos para o outro lado do lago” (4.35), mas não souberam discernir/entender a ordem por completo (1ºCo. 2.15). Sejamos sempre prontos a nos humilhar na Presença de Deus buscando a direção DELE para as nossas vidas (Tg. 4.10). E você tem conseguido discernir/entender por completo aquilo que o Senhor tem dito a você?

• A ordem não estava limitada a despedir o povo e entrar no barco junto com Jesus (4.36), mas incluía toda a jornada até o outro lado do lago. Temos que ter a plena convicção naquilo que Jesus nos diz, pois Deus não mente (Nm. 23.19) e a Sua Palavra não volta vazia, mas sempre se cumpre (Is. 55.11). Como anda a sua fé? Firme nas promessas?

3. LIÇÃO: A NOSSA FÉ EM JESUS É REVELADA/DEMONSTRADA EM ATITUDES

• A ordem: “Vamos para o outro lado do lago” (4.35), era para os discípulos (4.35), mas muitos barcos acompanharam (4.36). Todos os que seguiram a Jesus naquela tarde aprenderiam que muito mais que palavras, a fé é demonstrada também nos ventos fortes, nas fortes ondas que ocorrem de repente (4.37). Como anda a sua fé diante das tempestades?

• Apesar de toda experiência que muitos tinham por serem pescadores, e de todo o ensino e milagres que os discípulos tinham presenciado no momento que a fé deles foi provada eles fracassaram. Jesus esperava deles uma atitude diferente na tempestade, e também espera de nós: 1º Descanse em Jesus (4.38); 2º Creia que Jesus te ama (4.38); 3º Entenda a sua paternidade e identidade espiritual (4.38, 41); 4º Levante-se e Aja com fé (4.39); 5º Troque os seus medos por fé (4.39). Qual atitude de fé Jesus esta esperando você ter na tempestade?

CONCLUSÃO:

Muito mais que palavras, precisamos ter uma fé prática que nos faz vencer os nossos próprios medos (4.40) e nos leva a conhecer cada vez melhor a Jesus (4.41). Sabendo que: “A nossa fé é provada na obediência as ‘pequenas frases’ ditas por Jesus; A nossa fé é firmada no Deus que sempre cumpre o que promete; e A nossa fé em Jesus é revelada/demonstrada em atitudes”.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 22/06/2022
Código do texto: T7543073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.