5. OS MISERICORDIOSOS - Série Bem Aventurados

BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS

Mateus 5.7

INTRODUÇÃO:

Como anda o seu coração? O nosso olhar para o próximo evidencia o que existe dentro dos nossos corações. Podemos discursar sobre o amor, mas a misericórdia é o amor em prática. A misericórdia nos faz enxergar além de nós mesmos, nos faz enxergar o outro. A palavra hebraica para misericórdia é chesed: “É a capacidade de entrar em outra pessoa até que praticamente podemos ver com os seus olhos, pensar com sua mente e sentir com o seu coração.

MOTIVOS PARA SERMOS MISERICORDIOSOS

• Agimos Como o PAI Celestial

“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso PAI”, (Lc. 6.36).

• Novas Vestes Espirituais

“Revesti-vos de... Misericórdia”. (Cl. 3.12)

• Um Novo Coração

“ELE te declaro, ó homem, o que é bom e que é que o SENHOR pede de ti... Ames a misericórdia” (Mq. 6.8)

• O SENHOR Nos Trata Com Misericórdia

“Bendito seja Deus... O Pai das misericórdias... Que nos consola em todas as nossas tribulações, para que com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2Co. 1.3-4).

SER MISERICORDIOSO É:

• Cumprir a Ordenança Bíblica

“... Sejam misericordiosos...”. (1Pe. 3.8).

• Ser Luz do Mundo e Sal da Terra

“Ide, porém, e aprendei o que significa: ‘Misericórdia quero e não holocaustos’”. (Mt. 9.13).

• Honrar a Deus

“Mas quem ao necessitado trata com bondade (misericórdia) honra a Deus”. (Pv 14.31).

• Ser Feliz

“Mas, como é feliz quem trata com bondade (misericórdia) os necessitados “. (Pv. 14.21)

FELIZES OS MISERICORDIOSOS

• Encontram Luz na Escuridão

(“A luz raia nas trevas... Para quem é misericordioso” Salmo 112.4).

• Encontram Favor e Boa Reputação

(“Que o amor (misericórdia) e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor de seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação.” (Pv.3.3-4).

• Demonstram Sabedoria Espiritual

(“Mas, a sabedoria que vem do Alto é antes de tudo... Cheia de misericórdia e de bons frutos...”. (Tg. 3.17).

• Alegram o Coração

(“O homem bondoso (misericordioso) faz bem a si mesmo” (Pv. 11.17).

• Aproveitam as Oportunidades de Fazer o Bem

(“Por isso, enquanto tivermos oportunidades, façamos o bem a todos...”. (Gl. 6.10)

ALVOS DA NOSSA MISERICÓRDIA

• Os Aflitos

“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão...”. (Jó .14).

• Os Vulneráveis

“Mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão, não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um em seu coração, o mal contra o seu próximo”. (Zc. 7.9-10).

• Os Imperdoáveis

“Sejam bondosos (misericordiosos) e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo” (Ef. 4.32).

• Os Necessitados

“Porque tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber, fui estrangeiro e vocês me acolheram, necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo e vocês cuidaram de MIM; estive preso e vocês me visitaram”. (Mt. 25.35-36)

• O Próximo

“Sejam bondosos (misericordiosos) e compassivos uns para com os outros...” (Ef. 4.32).

CONCLUSÃO:

Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt. 5.7). Para sermos misericordiosos precisamos viver Mateus 7.12: “Assim em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam...”. Lembremos que a misericórdia triunfa sobre o juízo como diz Tiago 2.13: “Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não for misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo”.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 28/06/2022
Código do texto: T7547507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.