Ignorância e Ignorância

Muitas vezes, sem o desejar, em se tratando a pessoa gente de boa índole, dá-se ares de superioridade intelectual e moral, e no confronto com outra pessoa, numa postura arrogante, e intransigente, assume-se o papel de autoridade e autoriza-se a menosprá-la, a destratá-la, a desancá-la, de preferência publicamente, a regozijar-se com o fel que destila, em nenhum momento dando provas de superioridade moral e intelectual da qual se considera investida. E destaco, repetindo palavras acima escritas, que estou a tratar da atitude de pessoas de boa índole. Já as pessoas de espírito-de-porco nada de bom, aproveitável, se pode esperar - mas elas ensinam o quão ordinário o ser humano pode ser.

Presumo que toda pessoa honesta, ao assumir ares de superioridade, já desrespeitou alguém, o que é compreensível, mas não justificável, afinal somos os humanos falhos, imperfeitos.

A vida ensina-nos a observá-la, a atentar para outras pessoas, e cada um de nós para si mesmo. E pede que aprendamos a voltarmos cada um de nós a atenção para si mesmo, avaliar-se, a aquilatar-se, conhecendo-se a si mesmo - exortação, esta, que os sábios helênicos de há dois mil anos já haviam apreendido e aos pósteros ensinado. Assim agindo, a pessoa, se dotada de bom-senso, e de boa-vontade, e abandonando suas veleidades, altera sua postura e, ao invés de atentar para a ignorância alheia, e ridicularizá-la, olha para dentro de si, identifica os seus demônios, e enfrenta-os, e inteira-se de sua ignorância, e desdobra-se para, se não eliminá-la - e eliminá-la de todo, ouso dizer, é impossível -, reduzí-la consideravelmente, vindo a ser, mesmo que fracasse em seu propósito, uma pessoa compreensível, paciente e cautelosa, a negar-se a dimensionar a ignorância alheia, pois ocupa-se na árdua tarefa de conhecer a própria.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 17/07/2022
Código do texto: T7561460
Classificação de conteúdo: seguro