LUTO

Quando ocorre uma perda na vida de alguém, o sentimento que surge é tão devastador, que tem o nome de luto.

O luto nada mais é do que o período em que a pessoa tenta se adaptar àquela perda, e cada um reage de um jeito.

Existem pessoas que choram muito, e se recuperam rápido, pois compreendem que chorar não vai trazer o ser perdido. Já outras, pelos desígnios da vida, precisam se mostrar fortes o tempo inteiro, e são essas pessoas que sofrem em silêncio, choram quando estão sozinhas, e vão se definhando aos poucos, perdendo a vitalidade, a vontade de sorrir e começam a evitar conviver com as pessoas que falam: “Você precisa reagir! Segue a vida! Fulano (a) deve estar revirando no túmulo por te ver assim! Eu perdi muito mais que você e estou aqui firme!”. Essas falas, além de não ajudarem em nada, demonstram total falta de empatia.

O que essa pessoa precisa é de acolhimento, acalento e paciência. Precisa de alguém que fale: “Tudo bem você não estar bem hoje. Chore que estou aqui para secar suas lágrimas!” O que a pessoa precisa é de alguém que a ajude a passar pelo luto sem se sentir culpada por não estar bem. Alguém que compreenda que ela não consegue ser forte o tempo todo! E que ela, no tempo dela, conseguirá recomeçar a vida sem o ser que se foi.

E um dia, a pessoa acordará em paz, tranquila e leve, e perceberá que venceu o período de luto, pois finalmente conseguiu fazer um novo pacto com os sentimentos e ressignificar a vida.

(19/07/2022)

Roberta Souza
Enviado por Roberta Souza em 21/07/2022
Código do texto: T7564700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.