A mais bela Adoração

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)

 

A palavra grega usada por Tiago, para religião é "éthreskeia", cuja raiz é o adjetivo "threskos" que significa temor ou adoração.

 

O que Tiago está dizendo é: A mais bela adoração que podemos oferecer a Deus é o serviço aos necessitados e a pureza pessoal.

 

Tiago insiste em que as mais belas formas de culto jamais poderão substituir o amor ao próximo e a santidade.

 

Na verdade, ele nos fala do que era de conhecimento de todo bom Judeu.

 

Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. (Salmo 68:5)

 

O verdadeiro adorador é alguém cuja a pratica de culto, consiste em "episkeptomai" que se traduz por cuidar ou preocupar-se, inspecionar ou examinar.

 

Nesse caso devemos “cuidar ou preocupar-se” com as necessidades das viúvas e os órfãos.

 

Como também devemos “inspecionar ou examinar” a nós mesmo.

 

Todo culto é vão e inútil, a menos que nos leve a amar a Deus e ao próximo, e a nos conduzir de uma forma mais pura em meio as tentações do mundo.

 

É possível que muitas pessoas estejam tão dedicadas à assuntos seculares, que não lhes sobre tempo para a consagração, nem dinheiro para ajudar os necessitados.

 

Elias Marcelino

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 22/07/2022
Código do texto: T7565220
Classificação de conteúdo: seguro