Solução simples para um grande problema

Um número considerável de pessoas que entendem com muita clareza a “mecânica social”, os “socioentendidos”, defendem as medidas socioeducativas e tentativa de reintegração de "contraventores" na Sociedade, no lugar de medidas punitivas.

Mas eles hão de convir que uma Sociedade que corrompe seus componentes não é confiável para conduzir a recuperação dos indivíduos que ela mesma forçou a sair do “bom caminho”.

Confiar nessa Sociedade é como confiar no senso de justiça de juízes que aceitam receber os famigerados “penduricalhos”.

Aí temos que questionar como deveríamos proceder quanto essa importante questão.

Acho que os problemas devem ser atacados em suas raízes e não nos seus efeitos.

Se é a Sociedade que corrompe os homens, então é ela que necessita de medidas socioeducativas.

Mas quem conduzirá o trabalho de recuperação da Sociedade?

Penso que os mais indicados para isso são esses seres que injustamente denominamos “criminosos” porque eles sentiram na pele o efeito do descaso e das falhas da Sociedade e sabem exatamente quando isso começou a alterar suas vidas.

Mas, depois de empreendidos todos os esforços de recuperação da Sociedade, se isso não acontecer, o remédio definitivo será colocá-la na prisão e deixar suas vítimas soltas, o que seria bastante lógico.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 23/07/2022
Código do texto: T7565956
Classificação de conteúdo: seguro