Há beleza no caos

Existe uma ilusão de que tudo dará certo sempre. E pior, um certo do jeito que nos entendemos que ele o é. Chegamos nesse plano cheio de certezas e temos imensa dificuldade em entender que nos renovar e aprender coisas novas é a razão principal de estarmos aqui.

O otimismo sem ponderação é um mal da nossa época. Tem, inclusive, um pensamento oriental que diz que "se sua intenção é boa, tudo dará certo."

Tinha um cantor fantástico, Jhon Lenon que somente falava da paz e morreu com um tiro na cabeça. Para Gandhi, conhecido como a Grande Alma, libertar a Índia da Inglaterra também não foi um mar de rosas, maia um morto com um tiro. Para Jesus, então, nem se fala quanto às humilhações e dores físicas.

Precisamos escolher quem queremos ser e entender que essa escolha terá consequências. Precisamos divulgar e trabalhar a cultura de que a vida tem inúmeras dificuldades e não é uma eterna férias com fotos de momentos apenas alegres e agradáveis. Ou a herança será um uma revolta tremenda, quando as pessoas descobrirem que não adianta mentalizar cheques chegando pela caixa do correio. Que apesar de toda mentalização positiva, que é sim importante, haverá problemas a superar. Haverá dias ruins, relações que terminarão. Seremos enganados muitas vezes.

Mas com o preparo devido, com aquele otimismo com os pés no chão, teremos sabedoria para lidar de maneira saudável com esse caos que é na vida. E entenderemos aquele dito popular: há beleza no caos!