Refletindo sobre a vida

Eu sempre penso em como a vida é um fio fino, pronto a se romper…

Como somos seres tão frágeis, que num sopro, nada somos. São coisas que fazem eu me perder em pensamentos.

E, ontem, fiquei sabendo que uma pessoa próxima está desenganada pelos médicos, em suas palavras, ele disse: " Só estou esperando morrer."

Isso me deixou muito pensativa, passei horas pensando a respeito e tentando me colocar em seu lugar. Não consegui. Não sei como eu iria reagir, como me sentiria, o que faria, quais seriam as minhas atitudes. Aquilo foi penetrando dentro de mim até os ossos, de tal forma, que me deu uma consciência tão grande da nossa fragilidade.

Sobre nossa vida, nada sabemos, a única certeza é que morreremos, ainda assim, é um fato que não aceitamos.

Imagino eu, que se eu perguntar, ninguém dirá que quer morrer. E, como aceitar, essa realidade?

Quando lhe tiram toda e qualquer esperança, como viver? Em quê se apegar? Onde se segurar, se você já não tem nenhuma esperança para lutar?

Vi que somos pó que o vento leva, um soprar mais forte, o fio da vida se rompe.

E o que somos? Nada, além de pó. Do pó viemos, para ele retornaremos. Em Gênesis 3:19b diz isso: "(...) porque você é pó, e ao pó voltará".

Vi que vivemos como se fossemos imortais, como se a morte não fosse bater em nossa porta um dia.

Deixamos tantas coisas para amanhã. Tantas coisas não aproveitamos por medo, ou desculpas que arranjamos para nós mesmos, dizendo que depois teremos tempo. Procrastinamos como se fossemos senhores do tempo. De um tempo, que não temos controle algum. Falamos tanto a respeito, mas não temos realmente a noção de quanto tudo é efêmero. Estamos de olhos abertos, olhando e num piscar, nada mais é. Qual controle temos sobre isso? Nenhum.

Foi me perdendo em pensamentos assim, que não cheguei nem perto de saber, como aquela pessoa se sente… Como se sentiu ao saber, ou como está sendo seus dias, como está lidando com seu dia a dia. Fiquei pensando, será que está conseguindo extrair força de algum lugar? Tem um fio de esperança em si? Ou já se entregou completamente?

As suas falas denotavam entrega, desesperança…

Mas, quero acreditar que há um fio de esperança, mesmo quando lhe arrancaram todas.

Rê Ferry