A CHAVE DOS MISTÉRIOS

Protagonistas

Zenão de Eléia - 490 a.C./ 430 a.C. – Filósofo Grego

Platão - 428 a.C./ 347 a.C. – Filósofo Grego

Jacob Boehme -1575 / 1624 – Sapateiro e Teósofo Alemão

Baruch de Espinoza - 1632 /1677 – Filósofo Holandês

Albert Einstein - 1879 /1955 – Físico Teórico Alemão

Francis S. Collins – 1950 – Geneticista Norte Americano

Há dois mil e quatrocentos e cinquenta e dois anos, o Filósofo Zenão de Eléia percebeu, através da sua intuição, que Deus é o próprio Universo, não sendo, portanto, nem finito nem infinito, e nem em movimento, pois todos os lugares estão unicamente no Universo, que por sua vez não está em nenhum lugar, pois Ele mesmo é o lugar de tudo o que existe, e tudo se movimenta dentro Dele. Como o Universo compreende em si mesmo tudo o que existe, Ele não pode ser comparado a qualquer outra coisa, pois fora Dele. não existe nada para que se faça a comparação. A sua magnifica e correta percepção espiritual, não pôde ser compreendida por Platão, que injustamente o acusou de sofista mal intencionado, entendendo que ele colocava sólidas proposições umas contra as outras, de forma a desqualifica-las individualmente e também na sua contraposição. Essa postura de Platão não é maldosa, mas compreensível, que se explica pelo desnível espiritual, provocado pelas revelações obtidas por Zenão.

Há dois mil e trezentos e sessenta e nove anos, o Filósofo Platão percebeu, pela sua intuição, que através da racionalidade os seres humanos concentram as suas idéias apenas sobre o mundo material, mas através da luz do espírito, os sábios conseguem se deslocar dessa sólida multiplicidade para o Uno, ou do efêmero para o eterno, pois todo conhecimento é somente reminiscência, desenvolvendo-se evolutivamente, como uma devolução do espírito para a razão, na progressão da sabedoria, que pode resgatar plenamente a verdade.

Há trezentos e noventa e oito anos, o Sapateiro e Teósofo Jacob Boehme teve a mesma percepção de Zenão de Eléia, como se observa em suas próprias palavras. “Por isso deves saber que assim Deus é tudo em todos: onde Ele está no amor, na Luz, está também na acerbidade e na angústia das Trevas, pois antes do tempo da produção só havia a fonte, e além disso a Divindade que permanece em eternidade. Não há nenhum outro fundamento: não encontrarás nada mais. Poupa-te de sondar as profundezas, pois esse é o limite da Natureza. Não deves pensar que Deus tenha feito alguma coisa nova, que nunca existiu antes. Fora desse único Deus não há nada, uma vez que mesmo as portas do inferno não estão fora desse único Deus. O Amor na Luz, e a cólera nas Trevas não podem se apreender mutuamente, mas ambas estão suspensas uma na outra, como um único corpo”.

Salmos 139:12 - Mesmo as trevas não são trevas para ti, e a noite é clara como o dia. / Isaías 45:7 - Eu sou Javé, e não existe outro: eu formo a luz e crio as trevas.

Há trezentos e quarenta e cinco anos, o Filósofo Baruch de Espinoza teve a mesma percepção de Zenão de Eléia e de Jacob Boehme, e concluiu que o verdadeiro cristianismo indica que estamos e somos em Deus, e a encarnação não significa que Deus veio viver entre os homens, mas sim que Ele vive nos homens. Espinoza ataca duramente a teologia cristã por ter destruído essa verdade do cristianismo. Na verdade, Deus se produz a Si mesmo, às coisas e ao homem, e esse modo de auto produção é o próprio modo de produção do real. Assim, Espinoza elimina a ideia fundamental da teologia e da filosofia cristãs, ou seja, a ideia de criação de um Deus preexistente que tira o mundo do nada. Deus se produz e produz as coisas pelo mesmo ato, e Ele é a causa de Si mesmo e das coisas, como causa imanente e não transcendente. A sua produção não visa a fim algum, pois é o seu próprio fim, e entre esse ato de produção e o produto, não há distância a separá-los, pois são uma só e mesma coisa.

Há sessenta e sete anos, Albert Einstein expressou os seus pensamentos sobre Deus e sobre a sua própria crença. Ele disse: “Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo – o único caminho é a intuição. A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia. Acredito no Deus de Espinoza, que se revela por Si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pelo destino e pelas ações dos homens. Minha religiosidade consiste em uma humilde admiração pelo espírito infinitamente superior que se revela no pouco que nós, com nossa fraca e transitória compreensão, podemos entender da realidade”.

Na atualidade, o Geneticista Francis S. Collins, que foi o Diretor do Projeto Genoma Humano, afirmou: “Descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da fé e da ciência. O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado na Catedral e no Laboratório. Investigando a criação incrível e majestosa de Deus, a ciência pode na verdade ser uma forma de louvor”.

É conveniente e oportuno informar, que o Geneticista Francis S. Collins, ao desvendar o sequenciamento do genoma humano, logo em seguida se converteu de ateu para cristão, e escreveu o livro “A Linguagem de Deus”.

Com efeito, nesse restrito contexto, que se formou espontânea e independentemente, em um espaço de tempo de quase dois mil e quinhentos anos, nota-se a natural e livre convergência entre o espírito e a razão, ou a religião e a ciência, quanto aos conceitos sobre Deus. Assim, os irredutíveis contestadores do espírito, devem perguntar a si mesmos, como alguns desses homens aqui reunidos, reconhecidos pela envergadura dos seus elevados padrões intelectuais, chegaram às suas idênticas conclusões acerca de Deus?

Também devem se indagar, como Zenão de Eléia, há 2.452 anos atrás, chegou a tão profunda reflexão? E como um simples Sapateiro, como Jacob Boehme, há 398 anos atrás, surgiu como o mais fecundo de todos os Teósofos, obtendo os mais amplos conhecimentos espirituais, sem nenhum outro igual no Planeta?!?!

Enquanto isso, os cientistas de todo mundo, com todos os modernos recursos tecnológicos, não conseguem saber nada do que o simples Sapateiro sabia há quatro séculos atrás. Surpresos?! Ora, então vejam 1 Coríntios 1:26 a 31 e Mateus 11:27.

Contudo, decorridos quase vinte e cinco séculos, eis que aqui, do lado de fora desse restrito e seleto grupo de Pensadores, estão muitos crentes em um Deus abstrato e indefinido, que é produzido pelas instituições organizadas pelos escribas e sustentadas pelos fariseus, em convívio com os descrentes, ateus e agnósticos, que incapazes de desenvolver a sua própria espiritualidade, reforçam as suas convicções ateístas, observando as atividades repreensíveis dos escribas e fariseus, bem como os seus inconsistentes e confusos fundamentos espirituais.

Ocorre que todo esse contingente está envolvido nas circunstâncias externas do mundo material, onde o TER assume a maior importância, menosprezando a substância interna do SER, que não estimula a maior evolução patrimonial, como sendo o seu principal objetivo. Essa maior preferência dos escribas, dos fariseus e dos descrentes, reflete-se profundamente na estrutura social, liberando todas as conveniências materiais, o que esclarece, de forma inequívoca, porque o Planeta Terra está totalmente envolvido pelo caos. Essa é a constatação da realidade global, que se expõe diante dos nossos olhos.

Como a efetiva evolução espiritual é pessoal e intransferível, é conveniente que cada um procure se posicionar adequadamente, buscando com insistência o conhecimento de Deus, pois como está escrito, ninguém sabe o dia e a hora da chegada do Noivo, para as bodas com a Sua verdadeira Igreja.

O ÚNICO instrumento que “separa as águas do mar” permitindo o acesso à “Terra Prometida” chama-se “Novo Nascimento”, e quando isso ocorre, o agraciado tem a sua perfeita percepção.

João 3:3,5 – Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Nesse sentido, compete aos seres humanos buscar com insistência o Conhecimento de Deus e a respectiva Sabedoria. A Virgem Sophia aguarda o verdadeiro interessado, e na hora exata, apresentar-se-á na companhia do Espírito de Deus. Então, a compreensão penetrará no espírito do homem e se alojará no seu coração!!!

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 03/09/2022
Código do texto: T7597562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.