O que falta para uma Educação Básica de indiscutível qualidade?

 

O investimento a) tanto na formação de Professores da Educação Infantil quanto b) na Educação Infantil propriamente dita deveria ser de alta representatividade. Aos seis anos, os alunos já seriam alfabetizados e, aos sete, já estariam capacitados a fazer leituras semióticas (textos verbais, não verbais/imagéticos, sonoros etc.) e, portanto, participar das aulas com enorme frequência, levantando a mão para pedir turno de fala etc. Assim, ao ingressarem no Ensino Fundamental II, já no primeiro bimestre apresentariam seminários com boa desenvoltura, qualidade da apresentação e que superasse as expectativas.

Uma educação assim está além da mórbida dicotomia Direita x Esquerda. Não se prende a nenhuma delas. Está além: prepara os alunos futuros para sua transformação cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Onde e quando, numa terra como essa, encontraremos uma escola que faça isso por nossos alunos?

Não temos alunos nessas condições porque não tivemos incentivo dos "governos" (nas esferas municipal, estadual e federal), tampouco dos MECs da Vida, para transformar a falsa educação brasileira em Educação Exemplar.

Eu sigo sendo candidato a nada, mestre em nada, doutor em nada e eterno aprendiz. Não vim pedir voto nem apelar para nenhuma força sobrenatural que porventura viesse a nos castigar. Nada disso. Eu anseio pelo dia em que me Centro de Estudos Independentes possa ser construído e atender a alunos e professores que compartilham desse meu ideal. (Eu só não queria morrer ANTES de realizar esse sonho).

(Não sei se eu ingressaria na política partidária. Dizem que quem o faz abdica de muitos de seus princípios. E fazer isso mutilaria meu espírito. Não me vejo abandonando meus princípios para ganhar bem mais do que eu ganho hoje como professor da rede pública.)