Conheça-te a ti mesmo.

Conheça-te a ti mesmo carrega duas dimensões de entendimento. Uma física e psicológica, outra metafísica, espiritual.

No sentido psicológico, externo, exotérico, a frase Conheça-te a ti mesmo (Oráculo de Delphos) significa:

Do que eu gosto, quais são meus limites físicos, meus reais desejos?

O que me move, quais são meus valores, prioridades?

Quais são meus defeitos, minhas qualidades?

Qual é o meu temperamento, ou seja, meus padrões mentais e afetivos?

Tal conhecimento esta no plano no Ter e do Fazer. Nos ajuda a conquistar mais domínio de nós mesmos, a ser mais ativo e não reativo, a ser mais protagonistas na escolha e execução de nossos projetos. Ajuda a obter maior satisfação em nossa situação de vida.

no sentido espiritual, interno, esotérico, Conheça-te a ti mesmo e conhecerá os Deuses e o Universo nos remete a:

Qual o sentido da vida? Qual o propósito da minha existência

Quem sou eu de verdade?

Da onde eu vim, para onde vou?

O que em mim é efêmero e o que é eterno?

Tal conhecimento esta no plano do Ser que nos faz transcender a dualidade da vida e nos permite ancorar na alegria e paz do Ser que independe das adversidades externas. Ele nos tira de nossos dramas da vida efêmera(e por isso ilusória) e nos põe em contato com a dimensão do eterno. Tal conhecimento nos põe nos permite experienciar um propósito de existência de total comunhão com o divino. Ela não só nos satisfaz, mas acima de tudo nos realiza, pois é a única dimensão do Real.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 23/09/2022
Reeditado em 29/09/2022
Código do texto: T7612726
Classificação de conteúdo: seguro