2. BÍBLIA E FÉ

(Leitor, peço que não se sinta ofendido com alguma idéia aqui exposta. Apenas reflita, enriqueça seu ponto de vista e tire para sua vida o melhor proveito.)

_____________________________________________________________________________

A Bíblia conta histórias verdadeiras? Será que foi tudo inventado ou aconteceu daquele jeito mesmo?

Quanto a isso não há argumento que garanta alguma resposta.

Mas podemos fazer algumas afirmativas a respeito do livro. Acompanhem meu raciocínio.

Os escritores da Bíblia não dataram os acontecimentos, portanto não é um registro de teor histórico. Não estou falando que era fácil datar, só digo que isso distancia ainda mais nossos olhos da verdade concreta, até porque tudo foi escrito depois, já que não existiu sempre a Escrita nem as medidas de tempo.

Se não é histórico, qual o verdadeiro objetivo do livro? Bom, para quem já teve oportunidade de lê-lo, é inegável a quantidade de lições de vida e amor que se pode tirar dele. E é nesse foco que ele deve ser lido.

Da mesma forma de histórias que ouvimos... temos que ver as pessoas da história como personagem, pois o tempo não volta, a busca pela verdade é um caminho infinito, qualquer histórias contada é virtual. Temos que fazer como quando lemos fábulas, que fogem da lógica, pois lebres nem tartarugas falam, por exemplo, mas sempre trazem uma moral que só tem a somar ao nosso caráter e alma.

Observação1: a Bíblia não é um livro qualquer que de repente decidiram escrever. Possui incontáveis histórias, foi escrito por muitos anos e por diversos escritores. E isso soma a seu teor verídico.

Observação2: um exemplo de comum ilusão é que no começo do Antigo Testamento quando se fala sobre as mortes, a idade com que morriam era de centenas de “anos”. Não discutindo fé ou genética, foi confirmado que naquela época a contagem dos “anos” era diferente, ou seja, os anos eram menores. Até porque seria meio estranho terem longa juventude, e a quantidade de filhos não ser tão maior.

Amanhã, em “Deus e Fé”, falarei mais sobre o valor da Fé e seus resultados.

-Celina: já li, ok? Agradeço a atenção, mas parece que você se concentrou mais no escritor do que no texto.

_____________________________________________________________________________

(Esta é a segunda parte de uma série de 5 pensamentos envolvendo a Fé. Nos outros discuto sobre Ciência, Deus, Religião e Homem.)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 02/12/2007
Reeditado em 02/12/2007
Código do texto: T761459
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.