3. DEUS E FÉ

(Leitor, peço que não se sinta ofendido com alguma idéia aqui exposta. Apenas reflita, enriqueça seu ponto de vista e tire para sua vida o melhor proveito.)

_____________________________________________________________________________

Há Deus nos seres não-vivos? Há Deus nos seres irracionais?

Veja que não falo aqui de criação, mas interação “direta”. Logo acredito que você dirá não.

Sendo assim resta apenas o Homem, correto? Mas por quê? Não, não é por ser racional, mas exatamente pelo contrário, por ser o mais emocional dos seres. Por causa da sua fé.

Isso porque um deus não vem de um ritual, um objeto, ou uma tradição, mas da fé. Concluo daí que o Deus individual é um reflexo da fé individual, e não o contrário. Um bom exemplo são os ateus, que, por não ter a fé, olham para fora e para dentro de si e não percebem Deus.

Mal resumindo, “Deus depende” da fé. Ela que é o único sentimento que supera o amor, pois a fé semeia este e recicla o caráter. Ter fé é uma necessidade humana, não em questão religiosa, mas no lado espiritual.

Talvez Deus seja sim esse ser onipotente, sempre ativo, movendo alguns pauzinhos aqui na Terra, influenciando sutilmente o livre-arbítrio. Mas talvez Deus funcione apenas como esse escondido lado espiritual em cada mente, a quem nos referimos em um pedido, um agradecimento, a quem respeitamos, e que realmente podemos estimulá-lo a nos iluminar. De qualquer forma é bom dirigir essa fé para uma direção, canalizar a esperança traz mais conforto e mais resultados.

Amanhã, em “Religião e Fé”, discutirei as funções e os resultados das diversas religiões.

_____________________________________________________________________________

(Esta é a terceira parte de uma série de 5 pensamentos envolvendo a Fé. Nos outros discuto sobre Ciência, Bíblia, Religião e Homem.)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 03/12/2007
Código do texto: T762776
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.