Pastores e Ovelhas

Pastores e Ovelhas

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.

E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.

E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor” Jeremias 23:1-4.

O que precisamos entender e compreender primeiramente é o que cada um exerce.

Qual o papel da ovelha (animal)? Hum...obviamente, todos já sabem neh! “Ovelhas geram ovelhas” - No sentido animal, quando ocorre o acasalamento entre um carneiro e uma ovelha, serão geradas ovelhinhas e/ou cordeirinhos. Agora o papel do pastor de ovelhas (animal) é cuidar, alimentar, tosquiar, proteger dos perigos, curar as feridas, então, se o pastor de ovelhas não cuidar e se dedicar ao seu rebanho, certamente que não haverá procriação, mas, a extinção.

Vejamos no mundo espiritual (natural), como deve ser a ordem e que muitas vezes não acontece por conta da maldita soberba humana.

O ministério pastoral não é para qualquer um, assim como, qualquer outro ministério, um ditado popular diz: - “cada um no seu quadrado” – cada ser humano tem um papel específico para exercer no corpo de Cristo.

Antes mesmo de nascermos, Deus já havia escrito nossa história, e o que cabe a cada um, é buscar seu papel no corpo de Cristo, desenvolvendo e executando-o com maestria, claro que, para honra e glória exclusiva de YHWH.

Nas igrejas em geral podemos computar mais pastores que ovelhas. Será que isso é o correto? Muitos homens e mulheres recebem esse título sem ao menos ter a certeza, que esse é seu verdadeiro ministério. Na verdade, ser pastor hoje é ter um “status” se você tem esse título, alguns acham que estão por cima dos demais membros...MISERICÓRDIA. Para ser um pastor é necessário ter esse chamado, uma vez que, o ministério não é tão fácil como parece.

Pastorear é uma entrega com “amor” à suas ovelhas, uma dedicação singela, assim como o verdadeiro pastor “Jesus Cristo” foi e nos ensinou, Ele dedicou toda sua vida e ministério terreno em prol de Suas ovelhas, teve paciência, educou, ensinou e com Suas próprias mãos curou as feridas e as alimentou adequadamente, então, os frutos de Sua dedicação incondicional fluíram, as ovelhas multiplicaram e passaram a apascentar outras ovelhas - um legítimo pastor “serve” e não espera ser “servido”.

Por isso, ATENÇÃO para aqueles que se dizem pastores, vocês estão servindo ou sendo servidos?