Os autoproclamados paladinos da Liberdade. E Voltaire. E Martin Niemöller.

Muitos orgulhosos e vaidosos autoproclamados defensores da liberdade de expressão, a assistirem ao cala-boca que se está a dar a diversos jornalistas e youtubers, simulam ignorância a respeito, e silenciam-se. Compreensível. São defensores da liberdade de expressão para si mesmos, e não para as pessoas que pensam diferente deles.

*

Muitas vezes ouvi citarem uma frase atribuída a Voltaire, aquela que ensina: "Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres." Agora que se pede, diante da supressão da liberdade de expressão de pessoas incômodas ao que se convencionou chamar de sistema, às pessoas que defendam a liberdade de cada pessoa dizer, livremente, o que pensa, calam-se muitos dentre aqueles que, reproduzindo a frase atribuída ao filósofo francês, faziam-se de paladinos da liberdade. São heróis da Liberdade apenas da boca para fora.

*

A exibição pública de virtude não é ato virtuoso. Não é herói quem se diz herói, mas quem, sem o dizer, age heroicamente.

Muita gente, fazendo-se de herói, para se darem como virtuosos, reproduziam, na forma de bastão contra cabeças alheias, uma obra de Martin Niemöller, cujo início é este "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.", e que se encerra assim: "No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar." Mensagem edificante, conhecida na versão cujos princípio e fim aqui eu transcrevi e em várias outras. Muitas pessoas fizeram uso dela, envaidecidos; e dentre elas muitas, numa hora em que está a liberdade de todos ameaçada, inclusive a delas, se calam. Tais pessoas reescreveram a mensagem, que se inicia assim: "Um dia vieram e fuzilaram, ao paredón, o meu vizinho. Vivas à revolução."; e termina assim: "Hoje me levaram, e irão me fuzilar. Por que, se eu sou um revolucionário?!"

*

É mais fácil oprimir o povo que sabe fazer uso, quando necessário, para a conservação de sua liberdade, da força, do que aquele que não sabe?

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 23/10/2022
Código do texto: T7633804
Classificação de conteúdo: seguro