Dê vida aos seus anos!

As pessoas públicas, ainda que não queiram, têm um importante papel de influenciarem as demais pessoas à sua volta.

Normalmente, no mundo moderno, nos deparamos com pessoas que influenciam aspectos superficiais de nossas existências...nosso estilo de vestir, nossa alimentação, a aquisição de bens..., mas, há aqueles que conseguem utilizar os seus trabalhos para promoverem reflexões e renovação de sentimentos em quem os seguem. A jornalista Susana Naspolini, é um desses casos. Para além da competente jornalista, um ser humano capaz de influenciar positivamente as pessoas a seu redor.

Muitos hoje se perguntam por que as pessoas boas muitas vezes partem cedo. Mas, a reflexão que gostaria de propor é que possamos observar que há muitas pessoas que vivem muitos anos, quase um século, mas sempre reclamando, blasfemando, no ócio...e há os que “aparentemente” vivem poucos anos aqui na Terra, mas têm uma existência cheia de significado, de alegria e que aproveitam a grande oportunidade que é a vida.

Quando digo ter uma vida com significado não digo em ter fama, projeção...ao contrário, ter uma existência com significado é ter uma vida que tenha sentido. Neste aspecto, não se trata do tanto de anos que vamos vivenciar aqui na Terra, mas sim, em como iremos vivenciar os anos que temos. A jornalista Susana Naspolini, em uma de suas entrevistas afirmou que:

“Deus não nos chama porque estamos com 90 anos, mas porque chegou a nossa hora. E Ele é tão sábio que a gente nasce sem saber qual é o nosso dia. Por isso, a gente tem que viver todo dia como se fosse o último. A maioria empurra o assunto morte para baixo do tapete. Mas ter consciência da morte não deve gerar medo, e sim gratidão por cada dia vivido".

Diante disso, o convite que fica é que busquemos ter uma vida plena, porque não se trata do quanto de tempo se vive, mas do quanto de vida se coloca no tempo que se tem.

Susana manifestou vida em seu trabalho, diante do enfrentamento de sua doença e o maior legado que fica é que aprendamos a valorizar esta grande oportunidade, buscando plenitude em nossas existências, dando vida aos nossos anos...

Muita Paz!

Roberta Olmo