Teólogo Chega a Conclusão que é Pecado ser Rico

Se Jesus , que era o mais rico do universo, se tornou pobre por nós, será que nós cristãos temos o direito de permanecer riquinhos aqui na terra dizendo que somos seguidores dele? Se Jesus deu conselho ao jovem rico vender tudo e dar aos pobres , será que este conselho não me abrange? E se me toca, não estarei eu em pecado caso não lhe atenda?

Todo cristão defende obviamente Jesus e ao novo testamento que reformulou nossa maneira de pensar religiosamente, porém, não sei se você reparou , existem flagrantes exceções nesta regra, como por exemplo, na hora das grandes igrejas e corporações defenderem ao dízimo, os mesmos que citam que nossa referência é Jesus e o novo testamento , recorrem mais ao velho testamento. Engraçado neste caso que mesmo estudando o velho testamento quanto ao dízimo no velho testamento em vários textos como Deuteronômio 14 (final) , observamos que a defesa da obrigação do dízimo como é pregada hoje , continua errada, pois os dízimos eram destinados aos pobres (levita pobre sem herança, viúvas, órfãos (meninos de rua) e viajantes de outro lugar (extrangeiros), destino este que o dízimo não se destina hoje. Fico aqui imaginando a revolução social que se praticaria se o dízimo do velho testamento fosse praticado hoje, não precisaríamos de petistas, marxistas, nos puxando a orelha quanto a nossa negligência com os pobres.

Uma igreja (ou proposta revolucionária) dissidente do adventismo do sétimo dia, chamada de Igreja Adventista da Nova Aliança, neste ponto, tenta ser mais coerente com o novo testamento ao pregar que, já que estamos sob a guia do ministério do Espírito Santo e não mais sob o "aio" , ou a tutela das leis, devemos praticar o dízimo e ofertas guiados pelo próprio Espírito Santo (que é a presença guiadora que Jesus prometeu) , e relatam existir muitos milagres demonstrando que Deus está presente nesta prática amorosa que atende aos mais necessitados.

"No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir. O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará." João 16:13,14 "Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." Gálatas 3:23-25 "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio" Gálatas 3:24

A mesma troca pelo velho testamento , quando o assunto é dinheiro, ocorre entre cristãos rico ou que defendem os ricos, que para não parecerem comunistas ou esquerdistas, citam repetidamente o rico Abraão, o rei Davi , Salomão com suas 600 mulheres , e outros reis e abastados do velho testamento; neste ponto também se esquecem qaue houve uma revolução no pensamento religioso do novo testamento e que em Jesus temos a superior referência da verdade, do que é certo e errado.

Acredito que se a pessoa entender o exemplo acima dos dízimos e suas implicações teológicas , ela estará preparada para a observação principal sobre o fato que estar rico seja sinônimo de estar em pecado, que defendemos aqui.

Qual definição de Pecado é a mais correta?

Existem várias definições de pecado na bíblia , onde lemos pecado como :

PECADO É TRANSGRESSÃO DA LEI - Pecado tem várias definições, a mais básica é "transgressão da lei" de I João 3:4. Contudo quando entendemos que a lei é ampla, (SÓ NO VT 613 MANDAMENTOS) e foi reinterpretada, melhorada, corrigida e acrescentado milhares de outros mandamentos por Jesus, e novas leis impossíveis de se seguir (ao homem natural) como "amar inimigos" "dar a outra face" , o pecado como transgressão foi ampliando proporcionalmente sua definição, e ficou mais "fácil" de acontecer, ou melhor, de ser percebido, e cada vez mais o homem se viu como totalmente impossibilitado de não cometer, exceto pela presença de Deus em nós é claro...Mas quando entendemos que o cumprimento da lei é o amor, o desamor ganha a definição de resumo do pecado e aprofundamos ainda mais tanto o conceito de pecado quanto de justiça que agora se parece mais com a bondade que com a moral .

Muitas pessoas repetem que a expressão do caráter de Deus é sua lei, e pensam que a graça dele seja outro assunto, quando na verdade a graça é a expressão maior do seu caráter do que a própria lei, pois nela está embutido tanto a justiça da lei (porque paga e recebe a condenação da lei em nosso lugar ) como tambem na graça vemos a misericórdia (porque quis pagar em ato de amor)...e assim Deus não somente se revela pela justiça da lei , mas se revela de forma mais completa quando vemos seus atos de misericórdia. Deus é amor na concepção nossa, mas é um tipo de amor muitas vezes muito mais amplo do que estamos acostumados, muito difícil até de visualizarmos o tamanho do amor, da paciência, da dedicação de Deus. Como disse o hino "se o mar em tinta se tornasse e em papel o céu tambem não poderiam descrever o sublime amor de Deus". Pois é um amor que para resolver o problema do mal e do sofrimento , se desprende de si mesmo, de seu conforto, de sua posição, de seus direitos, de sua riqueza, e vai em busca de ser pobre, nascer num curral, se matar pelos outros.

Este tipo de amor, em graça, é o fundamento do governo eterno de Deus onde o maior é o mais serve e não o que mais manda, é a expressão maior de seu ser, é o que Ele exige porque dá, em geral quem exige organização é ordeiro. Deus exige amor porque é amoroso, e Ele não resolveu ainda todos os problemas da terra para que sejamos coparticipantes com Ele em seu amor, em seu sofrimento, em sua justiça, e possamos crescer em direção a sua estatura.

Como foi dito, a graça abrange mais o caráter de Deus que a lei, pois além de a incluir aspectos de justiça, acrescenta atributos de misericórdia , e inclui não na forma rasa da letra e no judaísmo ou em poucos mandamentos (10 ou 613), mas na profundidade e reforma que Cristo explanou no sermão do monte onde a lei de Deus demonstra ser bem mais que imaginávamos sob o judaísmo.

Portanto a graça ensanguentada na cruz expressa muito mais o caráter de Deus que a própria lei, mesmo a lei na sua mais sublime e reformada compreensão. Logo não é, e nunca será a lei, "a máxima expressão do caráter de Deus" como alguns idólatras da lei repetem. A graça expressa muito mais e Jesus ao obedecer e a amar , mais ainda.

PECADO COMO DESSEMELHANÇA COM JESUS - Há ainda a definição de que tudo que desassemelhe de Jesus, o padrão de Deus, seja pecado, aí pecado e santidade ganham proporções infinitas. O homem foi criado a imagem e semelhança com Deus e desde que caiu vem perdendo esta semelhança, mas Jesus veio resgatar esta imagem divina perdida em nós . Se Jesus , que era o mais rico do universo, se tornou pobre por nós, será que nós cristãos temos o direito de permanecer riquinhos aqui na terra dizendo que somos seguidores dele? Se Jesus deu conselho ao jovem rico vender tudo e dar aos pobres , será que este conselho não me abrange? E se me toca, não estarei eu em pecado caso não lhe atenda?

PECADO COMO SEPARAÇÃO DE DEUS OU NÃO ESTAR SINTONIZADO E EM COMUNHÃO COM ELE - Há ainda os que definem pecado pela sua etiologia, suas causas na separação de Deus , que é a essência do pecado quando a pessoa centraliza em si mesma, e é interessante como pecamos menos quando sentimos o amor de Deus por nós e pecamos mais quando nos cegamos e não vemos seus olhos de amor tanto para nós pecadores como para os pecadores ao nosso redor . O sofrimento e as perturbações podem nos cegar e nos refutar em relação a crença em seu amor, e isso pode criar uma rebeldia e separação em nós resultando em pecado. Quando estamos em comunhão com Ele, gostando das coisas que Ele gosta e odiando as coisas que Ele odeia, o pecado passa a não ser mais tão cometido, pois sintonizamos com os gostos e preferencias da santidade. Quando participamos de coisas que afastam a presença de Deus, o pecado e o diabo vai reinar sobre a pessoa pois que ficou sem a ligação necessária para não pecar. Nossa natureza espiritual nascida no novo nascimento pode ser alimentada ou não, por esta convivência com Ele e com coisas relacionadas a Ele.

PECADO COMO DESCRENÇA DA JUSTIÇA OFERECIDA - A definição mais realista diante do homem sempre pecador mesmo depois de convertido (em menor grau), vem , no meu entender, de Lutero (que se harmoniza com o que Jesus disse que o Espirito Santo nos convenceria do pecado "do pecado porque não crêem em mim" Joao 14-16). Talvez comentando isso Lutero disse que "nada é pecado senão a descrença" , pois quando estudamos que o evangelho é o pagamento dos nossos pecados, por aquele que se fez pecado por nós, recebendo a punição e a ira do Pai que o amava em nosso lugar, dando a única justiça que Deus aceita, a dEle, então entendemos como pecadores que somos, que nada será pecado, senão rejeitar esta única dádiva que livra a todos nós.

E se nada mais nos livra do pecado senão a fé na justiça dele, nada será pecado senão rejeitarmos esta dádiva , e o fazemos descrendo da mesma. Nada será pecado com Ele e nada será justiça sem Ele . Pecado passa a ser descrer na justiça de Cristo, e santidade, passa a ser crer na sua justiça.

E as obras? Quase ia me esquecendo, as obras de Deus em nós serão maravilhosas, muitas estranhas ao senso comum, algumas estranhas a lei (Pães asmos proibidos pela lei serão doados aos necessitados, Abraão obedecerá a Deus até para matar seu filho , o manso Jesus pegará em chicotes para falar grosso e alto dentro de templos que estejam extorquindo as pessoas , deixar os amados parentes de lado acontecerão quando a gloria de Deus estiver em jogo, pagar o mal com o bem que é injusto, acontecerá escandalosamente , ou seja, quem tem a Cristo produzirá frutos da presença de Cristo, e obras simples como lavar as louças, os pés, ou espetaculares como curar doentes , ressuscitar mortos ou expulsar demônios, acontecerão ALELUIA , porque só Deus é justiça real, e só ele em nós produz obras realmente justas. Amém. Gloria a Deus.

E isso inclui se empobrecer para enriquecer de amor e de fé a muitos , se Jesus está em nós, isso será uma consequência.

Mas Isto não é a proposta comunista ?

Muitos antes de existir marxismo, Cristo mandou o jovem rico vender tudo e dar aos pobres . Talvez o fato dos cristãos não praticarem isso, é que fez com que tal necessidade fosse preenchida, ou no dizer de Martin Luther King " O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão."

Mas o cristianismo além de não praticar os mandamentos de Cristo , andamos praticando o oposto, o contrário que Ele mandou, e na nossa historia cristã, na historia da Igreja católica (ou da principal herdeira do Império Romano), protestantes e muitos líderes, apenas imitaram o mundo dominando as pessoas, algo que Jesus alertou que não devesse acontecer entre nós :

"Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. 26Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. 27E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo " Mateus 20

Em toda historia mundial existem vários tipos de comunismos, onde o comunismo marxista, que parece ser o único que pessoas sabem , pois a maioria não estudou historia ou sociologia, , é somente apenas um deles , e o mais famoso atualmente , é por vezes chamado de "o comunismo marxista ateu ."

A Inglaterra que se dizia cristã, seguidora daquele que nos lavou os pés, obrigava servos a lavarem seus pés e havia empresas obrigando absurdos como 18 horas de carga de trabalho. Sim, se o marxismo e o comunismo antigo , pelo menos em alguns aspectos, se demonstrou nocivo e venenoso , devemos lembrar que ele cresceu justamente nesta lama cristã judaica do ocidente, onde as palavras de Cristo quanto a ajuda social, foram bastante desconsideradas .

Dito isto , podemos afirmar com todas as letras, que um dos mais antigos comunismos, foi exatamente bíblico, chamado de o comunismo cristão, que é motivado não por leis, mas pela forte presença Espírito Santo (Cristo em nós), que não apenas fez o chão tremer no pentecoste, não apenas ministrava milagres e línguas de fogo, mas também impulsionou os cristãos verdadeiros a atos de extrema bondade descritos em Atos 4 onde diz :

"Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. Atos 4:34-37

Este comunismo não existe mais porque o Espírito Santo não nos domina mais , pois se dominasse, e quando domina mesmo, a primeira coisa que Ele faz a gente fazer é doar, distribuir, amar na prática, sacrificar pelos outros assim e exatamente como Cristo fez.

Não é famoso por causa do seu e meu egoísmos , pois é muito pouco praticado entre os cristãos de hoje desde a idade média, talvez quem mais alertou sobre isso foi Francisco de Assis, que diga de passagem , por mais que foi exagerado em seu cristianismo, estava bem mais próximo que este cristianismo podre e asqueroso de hoje, onde o próprio Deus declara que está a ponto de vomitar (Apocalipse 3)

Mas este ato de comunismo cristão deveria ser pregado e praticado muito antes de condenar o comunismo marxista , que historicamente apenas preencheu e preenche uma falha gritante nossa de nosso dever básico para com um mundfo moribundo. Deveria ter os mesmos motivos que houve neles: Um Deus revelado que se doa pelos pobres e perdidos , a revelação de um Deus que perde ou arrisca sua divindade por nós se tornando homem, tremendamente apaixonado por nossa pobreza e necessidades , que nasce num curral e se mistura com pobres em Nazaré onde nem quarto pra dormir tinha , manda ricos venderem tudo e darem a eles e depois morre por eles .

Um Deus que deu seu Filho e exige ou pede que demos as primícias a Ele, pois se o amamos em primeiro lugar, assim como Ele nos amou e ama, e deu seu Filho, será normal dar também nossas coisas principais, primeiras, primícias., etc...assim como explicou o profeta Luciano Subirá quando se referiu ao seu filho Israel .

Um Deus que lava nossos pés como nosso servo, demonstrando na prática que o maior entre nós, deve ser servo de todos e não maioral como ocorre nas empresas e sistemas hierárquicos humanos , infelizmente presentes nas igrejas se dizem ainda cristãs, sob sistemas totalmente condenados por Jesus.

Mas não, produzimos os piores cristãos que em vez de repartir dìzimos destinado aos pobres desde o VT (Deuteronômio 14), de se doar , de pregar este Jesus que morre por eles, em atos e palavras, preferimos pregar um Jesus ou Messias , ou movimento, que nos ensina a ser super egoístas e materialistas como " teologia da prosperidade" , nos incentiva a apoiar a construção de catedrais e até templos de Salomão , que determina sistemas de alto salários aos cleros modernos, os quais dominam as massas (adventismo se inclui aqui como uma das piores igrejas no quesito distribuição interna de recursos pois detém para o alto clero 100% dos dízimos das Igrejas enquanto evangélicas detém bem menor proporção) .

Um cristianismo incentivando agora transformado em talibã , ordenando as pessoas a comprar armas, matar e incentivar a tortura , um cristianismo que não incentiva mais a evangelização dos perdidos como Fernandinho nesta musica abençoada " Assim como a Corsa" onde mostra a conversão de um caminhoneiro que batia na mulher , mas promove a denuncia (quebrando o silêncio - campanha mundana do adventismo) , que tira a aposentadoria de milhões , que beneficia os ricos bancos e agronegócio , que apoia quem faz rachadinha , e se não bastasse, produzimos e influenciamos atitudes bem piores que dos comunistas radicais que erram e erraram tambem, matando, promovendo ditaduras e toda sorte de corrupção.

Então não sei se Cristo que tem compromisso apenas com o reino invisível de amor em nossos corações, aprovaria mais o marxismo ateu que parece ter participação do diabo mesmo, ou este cristianismo falso que parece ser o próprio cão revelado.