Contradição Sistêmica

TODO sistema é uma contradição ideológica, principalmente a democracia - é uma antecâmara para o cultivo de tiranos. Ele entra em contradição com a escravidão que denega, sua imparcialidade não chega a todos, e estes, sentindo-se injustiçados, insatisfeitos, fazem valer seus direitos. O palco está montado para a revolução e a subida de um novo tirano. Supondo que isto seja uma novidade como teoria, como prática é um fato histórico.

Estamos no limiar de um longo processo de dissolução, o sentimento de insegurança democrática crescente é o sinal do início de um "novo" começo e o fim de um longo processo histórico. Foi assim que os atenienses se sentiram fascinados por Sócrates; foi assim que Hitler subiu ao poder; foi assim que Napoleão surgiu; assim que o cristianismo venceu Roma, etc... Sempre chega a hora em que a necessidade de um salvador se apodera das pessoas quando sentem-se ameaçados pela anarquia. Chamo isso de Catarse Coletiva. Uma puta loucura!

Não existe progresso fora do âmbito tecno-cientifico, o movimento político-moral é circular, um movimento de criação e destruição - a barbárie está sempre a espreita. Como poder ser que o povo alemão rendesse culto a Hitler?

As pessoas que não conhecem a história estão presas no labirinto das palavras, amarradas ao "pró e contra", o "bem contra o mal", "Eles contra Nós", isso os impede de ver o grande espetáculo que se descortina por trás da aparência de dualidade.

Quem têm olhos que vejam! Mais não se pode fazer - a não ser que se queira reinar...

Fiódor
Enviado por Fiódor em 01/11/2022
Reeditado em 17/12/2022
Código do texto: T7640622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.