Ser patriota

“Livre pensar é só pensar.”

Millôr Fernandes

(será que ainda pode?)

Patriota seria quem defende a soberania de seu país e não aceita ser manipulado por quem se disfarça de democracia para praticar o totalitarismo?

Muitos dizem que a pior das ditaduras seria a do judiciário, ao submeter o povo a decisões e medidas impostas ao arrepio de sua Carta Magna, como a censura prévia e o cerceamento das liberdades asseguradas pela lei maior que deveria ser respeitada, sem que se tenha a quem mais recorrer para fazer cessar o arbítrio.

Seria esse o caso do Brasil nestes dias de protestos generalizados por todo o país?

Para os “patriotas” que se vestem de cor diversa das estampadas na bandeira nacional parece vigorar a máxima de que os fins justificam os meios. Como (por hipótese) fraudar uma eleição presidencial para tomar o poder.

Para esses “patriotas” que parecem posar de senhores da razão, narrativas e rótulos pra lá de manjados serão sempre providenciais “armas lícitas” para passar por cima de fatos incontestáveis com vistas a justificar seu argumento ideológico carente de essência e luz, encerrando de forma tão precoce como sumária qualquer discussão ou tentativa de diálogo por parte de seus interlocutores.

Se isso não é carência de caráter e ou falta de discernimento para abrir suas mentes e buscar enxergar a realidade para além da bolha utópica em que vivem, o que será? Oportunismo?